A Boa do Dia
Ministério da Saúde quer acabar com o fornecimento gratuito da insulina
Se você depende da insulina gratuita que o governo fornece, é melhor já pensar em alguma alternativa? O Ministério da Saúde está com a proposta de retirar o medicamento do programa Aqui Tem Farmácia Popular se os fabricantes não reduzirem o preço.
O Aqui Tem Farmácia foi criado durante o governo petista e beneficia por volta de 9,8 milhões de pessoas por mês. Com a retirada da insulina, que passará a ser distribuída somente nos postos de atenção básica, o governo pretende reduzir os custos do programa. Segundo as estimativas do mercado, 30% do hormônio é conseguido por meio das farmácias credenciais do programa.
De acordo, com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a distribuição da insulina será mantida caso os recursos públicos não sejam sobrecarregados. Ele explica que a negociação ainda está em curso e que aguarda uma respostas dos setores envolvidos. “Queremos reduzir o gasto com medicamento individualmente para atender mais pessoas. Quanto mais barato a gente compra mais pessoas podem ser atendidas”, expressa.
A proposta do Ministro é que o governo pague o preço médio do mercado com remuneração de 27% para farmácias. No entanto, o setor produtivo ameaçou sair do programa devido a redução de preços de certos ítens.
Certamente, se esta proposta for aceita muitas pessoas que precisam da insulina se prejudicarão. Esperamos que o Ministério da Saúde encontre outra saída para reduzir os custos com os recursos públicos.