Você já ouviu falar de botulismo?
O estudante de 16 anos Jonathan Villasenor, de Sacramento, Califórnia, nos Estados Unidos, não conhecia a doença até comer o pedaço de queijo nacho que o deixou paralítico. Ele agora está na UTI e conseguiu finalmente abrir os olhos, apesar de ainda não conseguir falar.
O menino foi infectado pelo botulismo: doença caracterizada por paralisia muscular causada por uma toxina emitida pela bactéria Clostridium botulinum, que pode ser encontrada no solo, em alimentos e em fezes de animais.

A toxina é encontrada em forma de esporos, ou seja, estruturas resistentes que se formam em condições desfavoráveis. Conservas de carnes, vegetais e frutas não tem oxigênio, portanto são locais ideais para sua proliferação.
A substância age como um veneno no organismo humano: ao atingir a corrente sanguínea, ela chega ao sistema nervoso central e impede a contração muscular. A paralisia geralmente começa pelo rosto e se espalha pelos membros. A pior ameaça ocorre caso alcance o sistema respiratório: pode haver parada cardiorrespiratória e morte.

- Alimentos em conserva são campeões em transmissão de botulismo
Como qualquer adolescente, o menino parou em um posto de gasolina e comprou um lanche na loja de conveniência. Mais 2 pessoas paralíticas pela doença alegam ter comprado on mesmo posto de gasolina no mesmo período.
O botulismo é muito sério e precisa ser combatido. Você pode proteger a si mesmo e à sua família de formas simples: não consumindo produtos em conserva estufados ou com má apresentação e fervendo por10 minutos alimentos em conserva não industrializados.

- Jonathan na UTI
Aterrorizante, não? Mas com informação e tendo os cuidados necessários, podemos evitar que essa tragédia aconteça com as pessoas próximas de nós. Você pode ler mais sobre botulismo aqui.
Fotos: Reprodução/Daily Mail e Internet












