Às vezes, a salvação para os problemas de nossa vida vem das formas mais inesperadas. Assim foi com Tomas Larriva, o menino do Equador que se recuperou de uma paralisia cerebral através de terapia com um cordão umbilical.
O pequeno nasceu com 31 semanas de gravidez devido a problemas no coração e foi levado para a incubadora, onde permaneceu sob cuidados neonatais intensivos. Devido a uma falha no equipamento, o fornecimento de oxigênio foi cortado e resultou em uma paralisia cerebral espástica.
Ao procurar por ajuda, a família soube de um programa liderado por uma médica especialista em transplante de células estaminais do sangue de cordão umbilical, Dra. Joanne Kurtzberg, e inscreveram Tomas. Após armazenar sangue do cordão umbilical em laboratório e fazer muitos testes, o procedimento tornou-se viável.

O procedimento foi estudado por 3 anos antes de ser realizado no paciente, utilizando-se de suas próprias células. O transplante foi muito bem sucedido e hoje, com 5 anos de idade, Tomas é uma criança saudável e feliz como qualquer outra, melhorando constantemente sua movimentação através de fisioterapia e terapia ocupacional.

Incrível, não? O Brasil também conta com uma rede de doação de cordões umbilicais, o BrasilCord. Doando o de seu bebê, você pode ajudar outra criança com problemas semelhantes ao de Tomas. Faça sua parte!
Fotos: Razões para acreditar












