Em Guarulhos, na Grande São Paulo, um menino negro de 11 anos foi proibido por seguranças de permanecer nas dependências do Parque Shopping Maia. De acordo com o mãe do garoto, ele foi barrado do local por supostamente estar ‘malvestido’.
Segundo a mãe do menino, a manicure Rosangela da Silva, 26, a expulsão ocorreu porque o filho estava de bermuda e chinelo, visual “fora dos padrões” dos frequentadores do estabelecimento.
Ela explica que foi ao shopping com seus três filhos (junto com o menino, ela levou uma criança de 5 anos e um bebê de apenas 10 meses) após não encontrar um chinelo para o garoto em um supermercado próximo. E lá, ela pediu ao filho para perguntar ao segurança se ele sabia de alguma loja que vendesse o calçado.
Após dizer para a mãe que sabia onde comprar, ela o deixou com seu cartão de débito enquanto ele foi sozinho e ela aguardava com os outros filhos na entrada. Contudo, instantes depois, o menino foi chorando em direção à mãe enquanto era direcionado por um segurança. “Quando ele falou ‘mãe, não me deixaram entrar’, eu entrei em desespero, porque é meu filho. Eu queria entender o motivo de ele não poder mais entrar”, comentou Rosangela ao R7.
Segundo a manicure, os seguranças não justificaram o porquê de estarem proibindo a criança de ficar no shopping. E após uma confusão, o gerente da loja explicou que não poderia vender o chinelo para o menino por causa da idade dele. A tia do menino foi quem efetuou a compra somente duas horas e meia após todo o ocorrido.
“Ele sempre vai pagar as contas pra gente, compra as coisas e nunca disseram nada. Agora que ia comprar uma coisinha pra ele aconteceu isso”, disse a avó do garoto, Maria Josefa.
Em nota divulgada ao R7, a assessoria de imprensa do shopping alegou que “o único posicionamento que pode passar é que o Shopping Maia é contra qualquer tipo de discriminação e ainda está apurando os fatos”. Já os responsáveis pela loja não se manifestaram.
O caso foi levado à Polícia e está sob investigação do 2º DP de Guarulhos. Racismo não está descartado.












