A relação entre as mães e seus filhos é algo incrível, eles são capazes de farem tudo um pelo outro. Por isso, Damião Sandriano, um menino de 11 anos de idade, resolveu fazer algo muito especial por sua mãe.
A mãe de Damião, Sandra Maria de Andrade, foi abandonada por seus pais aos 3 anos de idade e adotada por uma família que não permitia que ela fosse à escola. Desde pequena, ela teve que trabalhar em fazendas, para ajudar com a renda de casa.
Frenquentemente, ela via as outras crianças indo à escola, mas era impedida de acompanhá-las. “Eu queria para ir com eles, mas eles não me deixaram. E eu chorava”, conta ela, de acordo com o Viralistas.

Então, aos 13 anos, cansada de viver com sua família adotiva, ela conheceu um homem e fugiu para viver com ele, como sua esposa. Desta união, nasceram 3 filhos.
Porém, o marido era muito agressivo e Sandra viveu um pesadelo durante seu casamento. Até que um dia, ela resolveu fugir com seus filhos e começou a viver com a ajuda de vizinhos.
Depois de um tempo, eles encontraram um lugar humilde para viver e seguiram adiante. Foi então que uma tarde, o filho avistou um livro e pediu para que a mãe lesse para ele. Mas ela não poderia contar aquela história para ele, ao menos que fosse inventada.

Então, ao perceber que a mãe não sabia ler ou escrever, ele resolveu ensinar a ela tudo o que estava aprendendo em sua escola e a mãe amou a ideia. Sandra já havia tentado aprender a ler outras vezes, através de aulas para adultos, mas nunca conseguiu se desenvolver, pois não sentia interesse nas aulas que tinha. Mas com seu filho como professor, tudo foi diferente.
Depois de um ano acompanhando os estudos do filho, Sandra está muito feliz com seu desempenho e sente que já é capaz de realizar mais coisas após esse aprendizado.
Uma de suas primeiras conquistas foi aprender a escrever seu próprio nome, foi quando ela decidiu renovar seu RG e, dessa vez, usar seu nome no lugar da digital.

Depois disso, pouco a pouco, ela começou a ler e adora ler os livros que tem em casa. Entre eles, seu favorito: “Ninguém nasce um gênio”. E seu filho também tem um favorito.
O livro favorito de Damião conta a história de um anjo que vivia acorrentado e só conseguiu sua liberdade quando um humano o ensinou a orar. Ele relaciona essa história com a dele e de sua mãe.

“É a história da minha mãe e minha. Eu estou ensinando-lhe uma coisa e ela me ensina algo. Quando eu era pequena, ela teve o cuidado de mim e eu cuidava de seu também. Ela me deu um abraço e eu voltei ambos. Foi assim começamos a amar”, disse Damião, de acordo com o Viralistas.
Muito nobre a ação desse filho, não é mesmo? Esperamos que eles ainda conquistem muitas coisas juntos e sejam muito felizes em suas conquistas.












