O diagnóstico de uma síndrome rara em um bebê faz com que a rotina dessa família se altere radicalmente. Costumam ser diversas idas e vindas ao hospital, uma longa adaptação de aparelhos em casa e uma constante luta pela vida. Mas, quando cercado de muito amor, esse pequeno tem chances de ir longe e contrariar seus prognósticos!
Elisa Maria Zanini, de 8 meses, é um exemplo disso, além de inspirar com sua garra e superação. Ela nasceu com a Síndrome de Edwards, uma condição rara e que na maioria dos casos provoca malformação das células durante o desenvolvimento do feto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/P/S/aLYsVRTa2jhEJr2fahlg/familia-deixou-o-hospital-ha-dois-meses-e-elisa-passou-a-receber-os-cuidados-dos-pais-em-casa-na-cidade-de-irapua-sp-.jpg)
Recuperação exemplar:
Alessandra da Costa Garcia, mãe de Elisa, sabia que essa batalha não seria nem um pouco fácil. Ela contou ao G1 que ficou muito preocupada quando a filha foi diagnosticada:
“Tive algumas complicações na gestação, mas só soubemos da síndrome 40 dias depois que a Elisa nasceu. Fomos pesquisar na internet e a gente viu tudo de ruim. Vimos que a criança não poderia viver, mas o mais chocante é que alguns médicos tratam a síndrome como uma vida já perdida, que não precisa de atenção”, explica. Elisa já superou as expectativas e conseguiu ir para casa, há dois meses.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/e/E/wXbelsRGmLvoepqNIlVQ/bebe-de-8-meses-que-tem-sindrome-de-edwards-e-cuidada-pelos-pais-e-recebe-o-carinho-do-imrao-mais-velho.jpg)
Lá, os pais adaptaram o quarto para receber a pequena, que respira com a ajuda de aparelhos. Além disso, prestam atenção nos mínimos detalhes da saúde dela. A mãe ainda cita as evoluções de Elisa: “Graças a Deus ela também tem comido pela boca e está evoluindo bem. É uma criança normal, nosso xodó, que apesar de não ter nem 4 quilos, precisa de muito amor e carinho.”
Tudo isso dá mais força para a família continuar e acreditar na melhora dela. Alessandra contou também que recentemente, enquanto o filho mais velho do casal brincava com ela, esboçou um sorriso. O detalhe é que a reação seria impossível em sua condição, de acordo com os médicos.
Desejamos muita saúde para Elisa e que ela continue em constante evolução!
Foto: Reprodução/ Alessandra da Costa Garcia/ Arquivo Pessoal
Fonte: G1












