Quando uma aluna indiana da oitava série foi questionada sobre seu IMC em sala de aula, ela tomou deu uma resposta arrasadora para seu professor.
Algumas semanas antes os alunos passaram por uma avaliação de IMC, cada um foi pesado na frente de seus amigos e teve que calcular seu IMC- índice de massa corporal. De acordo com a mãe da estudante, sua filha chegou em casa em lágrimas após o que aconteceu. Ela é perfeitamente saudável, ela come bem e ela é ativa … mas de acordo com seu IMC, ela era “obesa”.
O índice de massa corporal é conhecido por ser um sistema imperfeito de medir o peso de uma pessoa em relação à sua altura. Muitas vezes simplifica demais problemas de saúde complexos, colocando as pessoas em uma das quatro categorias – abaixo do peso, normal, excesso de peso, ou obesas. É por isso que a frustração desta aluna a levou a escrever um recado importante na lição de casa que a filha trouxe para casa sobre o exercício de IMC.
Aqui está a pergunta que ela teve de responder:

Qual seu IMC?
Calcule seu IMC:
Ela poderia facilmente ter recitado o trecho que o Centers for Disease Control and Prevention usa como definição para 0 IMC em sua resposta:
“Índice de Massa Corporal (IMC) é o peso da pessoa em quilos dividido pelo quadrado da altura em metros. Um IMC elevado pode ser um indicador de alta gordura corporal. IMC pode ser usado para triagem de categorias de peso que podem levar a problemas de saúde, mas não é de diagnóstico da gordura corporal ou da saúde de um indivíduo “.
Ao invés disso, ela deu uma explicação surpreendente afirmando que o IMC é uma forma ultrapassada de análise, imprecisa e não pode medir a saúde de maneira geral.

“O IMC é uma forma ultrapassada de definir o peso normal, abaixo do peso, excesso de peso e obesidade, tendo a altura de uma pessoa dividida pelo seu peso, uma das falhas óbvias da fórmula.” E ainda continuou dando exemplos de declarações profissionais que comprovam que esse tipo de análise não tem muita credibilidade, ainda mais nos dias de hoje. “Como pode alguém que se mantém em forma, come saudável e tem um baixo metabolismo estar em perigo de doenças cardíacas e diabetes? Oh, isso é certo, porque ela (a filha) não está em perigo de obesidade e doenças cardíacas. Esta menina é ativa e saudável e ela está distante da obesidade. Em conclusão, o IMC é uma forma ultrapassada de determinar a saúde do corpo de uma pessoa, e é uma medida que não deve ser utilizada em um ambiente escolar onde os alunos já são auto-conscientes e a confiança já é baixa em relação aos seus corpos originais”, terminou a mãe.

Depois a filha resolveu responder o professor e explicar a razão pela qual ela não iria cumprir a lição de casa:
“Agora, eu não vou mesmo abrir meu laptop para calcular o meu IMC, e eu vou te dizer porque: Desde que me lembro, eu fui uma ” Menina maior” e eu estou completamente bem com isso; sou forte e poderosa. Quando você coloca uma bola de beisebol ou um bastão na mão de alguém, elas podem ser consideradas armas letais. Mas, no início do ano, comecei a ter pensamentos muito ruins quando o meu corpo foi colocado no meio de uma conversa. Eu usava várias camadas de roupa para tentar encobrir minha gordura e gostaria de tentar envolvê-la em ataduras, esconder o meu estômago, então eu ficaria mais magra. Então, minha adorável mãe fez o que qualquer mãe faria quando elas notaram algo de errado com seu filho, ela me levou para o meu médico. Meu médico e eu conversamos sobre a minha dieta e o quanto ativa eu sou. (…) Estou apenas começando a amar o meu corpo, como deveria, e eu não vou deixar alguma calculadora ultrapassada e um professor de ginástica do ensino médio me dizer que eu sou obesa, porque eu não sou. Meu IMC não é da sua preocupação, porque o meu corpo e perfeito, eu sou bonita do jeito sou. “
Que lição de vida ein gente!!!!! Maravilhosas!












