O quão possível você acredita ser a existência de uma cola que é capaz de fechar ferimentos? Soa como algo tão incrível que parece até ser absurdo pensar que pode ser real, não é mesmo? Pois bem, um grupo de pesquisadores desenvolveu uma cola cirúrgica capaz de, em segundos, fechar feridas na pele.
Chamada de MeTro, a cola “mágica”, desenvolvida pela professora assistente Nasim Annabi em parceria com a Escola Médica de Harvard e com a Universidade de Sidney, tem como base principal uma proteína humana modificada que responde a luz ultravioleta. Com isso, a substância pode ser aplicada como um gel que seca em menos de um minuto, fechando o ferimento.
Além disso, o uso da MeTro se apresenta como um método mais simples e menos invasivo para os pacientes, podendo substituir até mesmo pequenas cirurgias. E por ser protegida contra infecções, é estimado que a cola poderá ser utilizada até mesmo em órgãos internos. Os efeitos do novo acessório médico podem ser úteis até na regeneração de tecidos.
-
A professora Nasim Annabi – Foto: Reprodução
Em meio a tantos aspectos positivos, há apenas uma ressalva a ser feita. A cola cirúrgica ainda passará por muitos testes clínicos antes que possa, efetivamente, ser usada em hospitais. A expectativa de seus desenvolvedores é que em até cinco anos os métodos de sutura tenham cada vez menos espaço e a cola os substitua em definitivo.











