Trauma. Provavelmente foi isso o que uma mulher no México sentiu após perceber, conforme o tempo, que sua barriga estava crescendo desenfreadamente apesar de todas as dietas que estava fazendo.
Com apenas 24 anos, parecia que ela estava grávida de 10 crianças, mas na verdade tudo aquilo era simplesmente um cisto em seu ovário pesando aproximadamente 30 quilos, esmagando seus órgãos internos.
O caso era tão assustador que acabou deixando todos os médicos impressionados. Principalmente o Dr. Erik Hanson Viana que cuidou de todo o processo da cirurgia para removê-lo. Na realidade, ele poderia ter tê-lo drenado antes mesmo de levá-la para a operação.

Porém, a ideia de retirá-lo surgiu por medo de que a drenagem causasse ainda mais problemas caso o cisto fosse cancerígeno. Felizmente, a cirurgia foi mais do que necessária e ela teve 95% de seu abdômen removido, fazendo com que tarefas básicas do dia a dia da mulher se tornassem definitivamente um desafio. No total, o cisto media 50 cm de um lado e 154 ao redor.
“Quando eu a conheci, ela poderia dar apenas alguns passos antes de ficar agitada e sentir dificuldade para respirar, já que o cisto estava esmagando seus pulmões,” disse o Dr. Hanson ao Daily Mail. ”Se não tivéssemos operado, chegaria a um ponto onde ela não conseguiria andar e estaria totalmente desidratada, sem conseguir comer. É difícil dizer quanto tempo ela teria vivido, mas não teria nenhuma qualidade de vida.”
Por isso, no fim a cirurgia que durou cerca de 5 horas teve sucesso e o médico conseguiu remover completamente o cisto. A única marca que ela terá agora é de uma longa cicatriz.

O melhor de tudo é que a mulher poderá comer normalmente, sem nenhum tipo de esforço como fazia antes devido a pressão em seu estômago. Sem falar nos sérios problemas de coração que poderiam tê-la afetado como resultado das duas veias que também estavam sofrendo com uma pressão por conta do cisto.
Logo depois da cirurgia, a mexicana já conseguia, inclusive, andar normalmente, o que surpreendeu muitos dos médicos.
O que resta agora é as pessoas se conscientizarem melhor sobre os perigos desse tipo de câncer. Caso você perceba alguns destes sinais, melhor ficar atento:


Dor pélvica antes ou depois da menstruação
Dor pélvica durante o sexo
Dor pélvica que parece irradiante
Dor pélvica ou pressão durante movimentos do intestino
Abdômen pesado
Pressão inexplicável na bexiga
Dificuldade em esvaziar completamente a bexiga
Sensibilidade mamária, náusea ou vômito como se estivesse sentindo sintomas da gravidez
Melhor ficar de olho, hein?!
Fotos: Caters.












