Ah, as mães… Sempre querendo enfeitar seus bebêzinhos, seja com tiaras ou faixas, lá estão elas dispostas a deixá-los o mais adorável possível.
Porém, será que vale realmente a pena todo esse esforço? Segundo o Dr. José Eduardo, médico osteopata, nem um pouco. Afinal, o uso excessivo pode ser totalmente prejudicial.
”Na última semana recebi em meu consultório um bebê com queixas de refluxo gastroesofágico e insônia, várias causas podem estar relacionadas a esses sintomas mas o que me chamou atenção foi o uso de uma faixa na cabeça.

Sabemos que a sutura occiptomastóide pode sofrer uma compressão devido ao uso dessa faixa, o nervo vago (que comanda o sistema gastrointestinal) passa próximo deste local mais precisamente forame jugular e pode ter sua função alterada, podendo gerar sintomas, o uso da faixa pode estar correlacionado com os sintomas.
Estudos já comprovaram que os ossos do crânio se movimentam e no bebê esse movimento é facilmente percebido, no momento do nascimento todos os ossos do crânio são constituídos por um só tecido, a ossificação não está formada e isso permite uma flexibilidade articular imprescindível para o funcionamento de todo corpo. Diferentes fatores podem perturbar o movimento e a flexibilidade do crânio do bebê, um desses fatores pode ser essa FAIXA”, disse ele.
Para que não haja nenhum tipo de complicação, fique de olho nos sinais que o seu bebê pode estar te dando:

1. O bebê se movimenta o tempo todo para tirar a faixa
2. O bebê fica inquieto ou sonolento
3. Dorme mal após usar a faixa
4. Aumenta o fluxo gastroesofágico no dia em que usou a faixa
5. O sistema gastrointestinal se altera


E aí? Vai seguir as dicas? Não se esqueça da importância de uma consulta com o pediatra, hein?! Ele não é dispensável, viu?!
Fotos: Reprodução.












