Um médico brasileiro está mudando a vida de inúmeras crianças ao redor do mundo. O pernambucano Rui Ferreira, de 70 anos, viaja para países que possuem algum conflito armado com o intuito de ajudar crianças vítimas das guerras e da violência.
Desde 2004, em parceria com a ONG francesa La Chaine de L’Espoir (“A Corrente da Esperança”, em tradução livre), Rui já realizou 74 missões ao redor do mundo. O médico já participou de programas no Egito, México, Colômbia, Vietnã, Líbano e Jordânia. Na maioria dos países, ele atua operando crianças e também adolescentes com deformidades nas mãos ou em outros membros.
Ao falar sobre suas experiências ele ressalta que a Colômbia é o país que mais já recebeu missões devido à grande quantidade de casos de deformidade congênita nas mãos. Isso causado pelo uso de venenos no combate as pragas nas plantações de folha de coca.
Outro país que também sofre com inúmeros casos de deformidades é o Egito. Lá os partos, especialmente os de meninas, são realizados sem estrutura ou preparo algum. “O parto é feito de qualquer jeito quando eles descobrem que o filho é uma menina. A mulher não tem nenhuma importância para a cultura deles.”, afirmou o médico.
Conheça um pouco mais sobre a história do médico que ajuda crianças ao redor do mundo.

O amor pela medicina chegou até o cirurgião da maneira mais improvável possível: através de uma paixão. A mãe da amada dizia que só ia namorar sua filha quem estudava medicina. Então foi assim que Rui se apaixonou pela profissão e decidiu transformar esse amor em algo de positivo para quem mais precisa.
Fonte: Razões para acreditar


