Todos sabemos que uma das coisas mais importantes na vida das crianças são justamente os seus brinquedos. Com eles, os pequenos aprendem a explorar o mundo e a conhecer novos ares. Mas dentre os milhares de passatempos que existem, a educadora Waldorf Nina Veiga explica qual é um dos mais importantes, a boneca é uma expressão da linguagem, é uma maneira de expressar simbolicamente aquilo que nos cerca”.
E foi justamente pensando nessa frase que a marca australiana Leave It To Leslie criou uma linha de bonecas com características físicas de pessoas com síndrome de Down. Assim como crianças negras, brancas e ruivas, estas que tem este distúrbio também desejam se reconhecer em seus brinquedos e dessa vez é possível.
Na página de apresentação dessa linha de bonecas, a marca fala um pouco sobre a síndrome de Down e estimula tanto a tolerância quanto a igualdade entre todas as crianças, “Nossos corpos são compostos por milhões de células. Em cada célula há 46 cromossomos. O DNA em nossos cromossomos determina como nos desenvolvemos. A síndrome de Down é causada quando há um cromossomo extra. As pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46. Eles têm um cromossomo extra 21, razão pela qual a síndrome de Down também é conhecida como trissomia 21.”
![]()
Até o momento, estas bonecas são vendidas apenas no site da empresa australiana, mas a ideia poderia e deveria servir de inspiração para marcas brasileiras, não é mesmo?
Foto: Reprodução Internet











