Todo mundo já ouviu falar sobre alguém que teve (ou tem) artrite. Apesar de poder ser considerada uma doença comum, em casos mais graves e severos, além da dor do paciente, o resultado é extremamente impressionante.
Ainda menos comum, a artrite mutilante, responsável por causar a destruição da cartilagem e de ossos das mãos e dos pés, faz com que os membros acabam ficando moles e deformados, lembrando muito o formato de “patas”.

Apesar de ser extremamente grave, a doença também é muito rara. O principal sintoma é a osteólise, que é a destruição óssea progressiva, levando a uma deformidade irreversível da parte afetada e perda da sua função.
É comum que a doença tenha duas causas principais: a primeira é a psoríase, uma doença auto-imune que causa a inflamação da pele. A segunda é a artrite reumatoide, uma inflamação crônica e sistêmica de vários órgãos, afetando especialmente as articulações.
A doença normalmente é tratada com medicamentos desde analgésicos e anti-inflamatórios até drogas que modificam o curso da doença, ajudando a reduzir e prevenir o dano articular. Cremes e pomadas podem ajudar a diminuir as dores, entretanto nos casos mais grave a única saída são os procedimentos cirúrgicos.
Imagens: Reprodução da Internet












