Muitos de nós temos a tendência a ignorar determinados avisos dados pelo corpo de que algo está errado. Diante da correria que enfrentamos diariamente, nem sempre damos atenção ao mais importante: a nossa saúde. E a falta da verdadeira noção do risco que pequenos sinais apresentam pode ser fatal.
A respeito desses pequenos avisos, o caso abaixo serve como um ótimo exemplo de como o corpo tenta se comunicar conosco.
Em seu Facebook, a empresária Lisa Harrison Williams decidiu fazer um sério e curioso alerta que está chamando a atenção de muita gente. Há poucos dias, enquanto trabalhava em seu salão de beleza, uma cliente perguntou se o local tinha uma cor de esmalte “escura o suficiente” para cobrir uma estranha marca que surgiu em sua unha.
-
Foto: Reprodução / Facebook / Veja SP
Bem singular, a mancha era representada por uma linha vertical, reta e bem escura. Contudo, para a freguesa, aquilo não passava de alguma bolha de sangue que estourou ou era um caso de deficiência de cálcio.
Sem alarde ou demonstrar mais preocupação do que o necessário, Lisa foi calma ao sugerir que a cliente procurasse um médico para averiguar a causa exata da marca.
E surpresas estavam por vir:
-
Foto: Facebook / Lisa Harrison Williams
“Eu recebi uma cliente há algumas semanas. Ela tinha uma linha vertical, reta e escura na unha. Ela disse, assim que se sentou: ‘Eu preciso de uma cor escura o suficiente para cobrir essa listra’. O salão que ela tinha frequentado anteriormente já tinha dado uma série de ‘diagnósticos’ que justificavam o padrão curioso. Alguns diziam que era falta de cálcio. Outros afirmavam que era hereditário. Um disse que era uma bolha de sangue que tinha estourado”, disse Lisa em seu relato.
No entanto, aquela marca não era estanha para a empresária. Sabendo que aquilo se tratava de um melanoma (o tipo mais perigoso de câncer de pele) a mulher recomendou calmamente que a cliente procurasse ajuda médica: “Isso é um melanoma! Eu não queria assustá-la, mas disse que ela precisava consultar um médico imediatamente. Ela acabou de me ligar e revelou que sim, é um tipo muito agressivo de melanoma que já se espalhou para os seus nódulos linfáticos. O prognóstico dela não é muito bom”.
Ao final de seu relato, Lisa pediu aos seus seguidores que tenham atenção e não ignorem certas anormalidades: “Por favor, prestem atenção a qualquer tipo de anormalidade nas suas unhas. Mudanças estranhas podem não ser nada para se preocupar mas, às vezes, é a indicação para uma doença muito séria. E também fique de olho nas unhas, das mãos e dos pés, dos seus entes queridos mais velhos e daqueles que são fisicamente incapacitados para observar alguma mudança. Diagnóstico precoce faz toda a diferença do mundo!”.


Foto: Reprodução / Facebook / Veja SP
Foto: Facebook / Lisa Harrison Williams









