Ninguém disse que ser mãe é fácil. Mas é quando as mulheres experienciam isso que sentem na pele a dureza de cuidar das crianças. Para desmistificar a ideia de perfeição na maternidade, mães começaram a compartilhar imagens e relatos de quem acabou de ter um bebê. Elas mostraram todo o sufoco que passam, as olheiras e o cansaço, muitas vezes com bom humor.
Quebrando modelo de maternidade:
Com a hashtag #GotToddlered, algo como #TiveFilho, as mulheres espalharam essas fotos pelas redes e esse tema foi matéria do Fantástico da semana passada. Ela entrevistou algumas mães que julgaram que estavam prontas para a chegada do filho, até descobrirem que a história não era bem assim. Além disso, foi levantada a questão da aceitação do corpo, dos erros, das transformações; de como lidam com a dificuldade para entrar nas roupas antigas, as estrias e celulites, dentre outras situações que essa mulher passa.

O ponto é mostrar a vida real de quem é mãe. Elas contam que se sentem “na obrigação” de mostrar que são felizes, devido a um modelo de maternidade que lhes é imposto. O assunto também virou discussão na revista Times recentemente, mostrando as dificuldades e imperfeições que elas tem.

Uma das mães entrevistadas pela reportagem inclusive fez um documentário ouvindo outras mulheres que compartilhavam a mesma visão que a sua. De que a vida real com uma criança vai muito além da mostrada como “ideal”. De como há situações em que elas se sentem perdidas, tristes ou culpadas; também se sentem julgadas muitas vezes por esses sentimentos!

Trabalhar a aceitação, não só do corpo, mas da mente e das transformações naturais que ocorrem, além de trocar experiências com outras mulheres pode ajudar essas mães a enfrentar esse momento. É importante ter em mente que isso é normal e acontece com outras pessoas e é preciso falar sobre isso e quebrar essa ideia de perfeição da maternidade. O que é unanime entre elas é que, apesar de tudo isso, ter um filho é uma alegria sem tamanho.
Foto: Reprodução/ Fantástico/ Globo
Fonte: Fantástico












