A dependência química é capaz de destruir não só os usuários, mas suas famílias. No Brasil e no mundo há diversos casos que mostram os efeitos que as drogas são capazes de produzir na vida das pessoas – um exemplo é a Cracolândia, em São Paulo.
O Fantástico fez uma matéria especial justamente sobre a recuperação de ex dependentes químicos através da história de três pessoas. Uma delas é a do João, filho de um dos maiores boxeadores do Brasil nas décadas de 60 e 70. Seu pai morreu cedo e ele ficou apenas com a mãe, Maria Dagmar, que trabalhava muito para poder sustentar o filho e dar a ele um bom futuro:
“Eu achava que trabalhando por dois ele teria tudo que o dinheiro podia dar. Mas eu tinha esquecido que ser mãe era de graça”, disse dona Dagmar na reportagem.
João conta que aos 9 teve seu primeiro contato com as drogas e foi nesse momento que começou sua derrocada – primeiro usava maconha, depois cocaína e outras drogas. Sua mãe, sem saber mais o que fazer, saia à sua procura e quando o achou na casa de traficantes resolveu fazer um acordo com eles para ter seu filho de volta, assim, toda vez que João entrava na favela para conseguir drogas, os traficantes avisavam Dagmar:
“Eu dava o mesmo valor a eles (aos traficantes), que ficavam com o dinheiro e com a droga, mas eu só queria o João”, disse ela.
Após passar um tempo no interior do Ceará, na casa de conhecidos, para se tratar, João conseguiu seguir sua vida e hoje é publicitário e possui uma agência, além de ministrar palestras semanais em escolas com o intuito de conscientizar as crianças e adolescentes para o uso de drogas e o que elas são capazes de provocar na vida das pessoas.
Que história de superação, não é? Mas além do caso de João, há milhares de pessoas que passam pelo mesmo todos os dias e que precisam de ajuda.Foto: Reprodução/ TV Globo/ Fantástico












