Lutamos contra o discurso da romantização da maternidade mas nos esquecemos de desromantizar o da amamentação — e isso é muito perigoso. Essa mulher sabe muito bem disso, e se emocionou ao desabafar sobre seu período de amamentação.
Angela Burzo fez um texto sobre a emotiva e dolorosa luta para dar de mamar à sua recém-nascida. “Você vê todas essas outras mães com fotos perfeitas sentadas amamentando seus filhos, e eles parecem tão pacíficos. E eu penso: de jeito nenhum!”, disse a mãe em entrevista.
Ela conta que não teve intenção alguma de envergonhar mulheres com quem a amamentação foi um processo tranquilo, e sim tranquilizar as que, assim como ela, sofreram muito nessa fase. “Eu acho que queria guardar isso. Talvez para mim, talvez para que minha bebê veja no futuro.” Confira seu desabafo na íntegra:
“Eu adoro ver mulheres em suas belas roupas de enfermagem sorrindo para seus bebês, enquanto elas olham amorosamente para trás de mãos dadas enquanto amamentam. Essa não é a minha realidade. Isso é real e eu quero ficar forte e ser a guerreira que sinto que posso ser.
Não consigo esconder a luta que é AMAMENTAR. Se ela não está mamando adequadamente, se eu não estou produzindo leite suficiente para manter a demanda, se meus mamilos podem não ser adequados, se a confundimos com ter que dar uma garrafa depois de mamar… O que quer que seja, é uma luta emotiva e dolorosa.
Hoje não foi meu sonho, tendo o seio sugado e sem comer, chorando e frustrada. Esta foto descreve a minha realidade dessa jornada de amamentação até agora e a primeira trava e a dor que sofro. Mantendo a realidade.”

Caso seu período de amamentação tenha sido difícil, não se esqueça de que você não é a única — existem centenas de grupos e fóruns on-line de mães passando pela mesma situação. Não é incomum que a amamentação seja difícil no início. Esperamos que as mamães se sensibilizem com os sentimentos de Angela!
Fotos: Reprodução/Instagram












