Você com certeza já usou ou viu alguma vela aromática. Muito usada para perfumar diversos ambientes, ela é uma opção boa também para decoração e para deixar o lugar mais aconchegante.
Porém, o que muita gente não sabe é que, se usada do jeito errado, pode oferecer riscos à saúde. É isso o que Meghan Budden quer alertar. Após uma experiência negativa com o produto, seu objetivo é chamar a atenção para o que a vela aromática pode provocar.
Quando percebeu manchas pretas dentro do seu nariz e no do filho, começou a estranhar. Limpou-o com um cotonete e resolveu investigar. Ao ler o rótulo da vela aromática, ignorado por muita gente antes de utilizá-la, percebeu o problema. Nele, dizia que o produto não pode ser queimado por mais de três horas e que longos períodos de tempo são prejudiciais. Meghan tinha deixado a vela queimando por mais de seis horas no dia anterior!

Doenças provocadas pelo objeto:
De acordo com a Cashins and Associates, esses produtos são responsáveis por uma estimativa de “20.000 mortes prematuras na América a cada ano”. Acontece que a fuligem que a vela solta é capaz de causar problemas sérios de saúde.

“Respirar as minúsculas partículas pode causar doença cardíaca coronária, asma, bronquite e muitas outras doenças respiratórias”, acrescentou o Cashins and Associates. Já Anne Steinemann, especialista em poluentes ambientais da Universidade de Melbourne, também acrescentou que essa fuligem também pode causar “danos ao cérebro, pulmão e sistema nervoso central, além de causar dificuldades de desenvolvimento”.
O alerta final é para que as pessoas leiam os rótulos dos produtos e tomem cuidado com o uso em excesso dessas velas.
Foto: Reprodução/ Facebook
Fonte: Liftable












