É mais comum do que você imagina. Se já aconteceu com você, melhor ficar ligado. Recentemente, a vida de uma criança de três meses e meio acabou justamente por causa disso. A mãe teria amamentado-a normalmente e a colocado para dormir no berço. Mas uma hora depois, o bebê estava desacordado e com a pele roxa. Já era tarde demais.
Por isso, temos que ter um cuidado a mais na hora de amamentar as crianças. Segundo os especialistas, alguns bebês apresentam engasgos ou um refluxo após mamar e isso, claramente, pode levar à morte. O melhor jeito de dar o alimento é em posição horizontal, um pouco inclinada, com as pernas mais baixas que o resto do corpo.
Como as crianças costumam beber muito rápido o leite, é bem provável que elas acabem engasgando. Assim, neste mesmo instante, pare a amamentação e fique em pé com ela no colo até ela se acalmar.

Fique bem alerta caso seu bebê sofra de refluxo, porque isso com certeza fará com que ela se engasgue com mais facilidade. Se houver algum tipo de problema assim ou mesmo problemas anatômicos na face ou neurológicos, lembre-se de levá-lo ao médico.
Além disso, uma boa dica é segurar a criança em pé de 15 a 30 minutos depois de amamentá-la, esperando por seu arroto. Caso ele não venha e ela tenha refluxo, coloque-a de lado, com o lado esquerdo para baixo e deixe o berço inclinado em cerca de 30 graus. Caso ela não tenha refluxo, apenas deite-a de barriga para cima.
Em caso de engasgo, segure seu bebê em posição vertical, virando-a de cabeça para baixo ou mesmo de lado, em seu colo. A cabeça sempre deve estar mais baixa do que o corpo. E, a última dica, é, em caso de gripe ou resfriado, faça primeiramente uma limpeza nasal com soro fisiológico antes de dar de mamar, ok?!

O caso desta criança é realmente sério, mas a causa de sua morte ainda deverá ser apurada.
Fotos: Reprodução.













