A Boa do Dia

Mãe entrega filho acusado por estupro coletivo e dá lição importante a todos

By Beatriz Ponzio

May 25, 2017

Como reagir diante de um mundo completamente coberto de machismo? Poucas pessoas saberiam lidar com uma situação assim, se quer saber. Ainda mais em um caso tão absurdo como o de uma garotinha de 12 anos que foi estuprada por quatro meninos.

Mas esta mãe fez questão de mostrar que sabe como ninguém o que é o certo e o errado diante disso. Por incrível que pareça, ao invés de acobertar o filho no crime, ela simplesmente o levou para a 28ª delegacia de Polícia, na Baixada Fluminense, para que ele se entregasse. O menino em questão era um dos suspeitos no estupro.

O caso teria sido divulgado por meio de um vídeo e a menina teria ficado com os garotos por cerca de uma hora. “Cala a boca, se alguém ouvir sua voz vai saber que é tu”, disse um dos rapazes na gravação.

Segundo a delegada Juliana Emerique, da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav), foi mais do que importante a participação da mãe do garoto diante do caso. ”É uma apresentação importante, porque o rapaz tem total participação no ato. Essa mãe foi muito responsável em trazer o filho para que ele formalizasse tudo o que quiser declarar sobre o caso”, disse.

Agora, o que se sabe é que cerca de três dos responsáveis pelo estupro são menores de idade e, por conta do crime envolver uma menina com menos de 14 anos (o que significa estupro de vulnerável e presume violência no caso) eles seriam condenados a 15 anos de prisão. Como eles são menores, devem responder ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Já a família da menina abusada acabou aceitando que ela fizesse parte do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM), conforme revelou a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos.

“Ela está abalada como uma adolescente de 12 anos, mas está aqui firme. Temos que esperar o tempo da vítima. Foi tudo um grande susto”, revelou Juliana.

Para você, a atitude da mãe do estuprador foi correta?

Fotos: Reprodução.