Inspiração. É exatamente essa palavra que define esta mãe, Eloísa, também conhecida como Mãe Coragem. O que a difere das outras é o fato dela cuidar não de um, mas de três filhos especiais: Francisco, com diversos problemas físicos, Fabrício, com autismo e Miguel com suspeita de hidrocefalia.
Nada fácil, certo? Mas se você acha que ela se rebaixa em algum momento, você está muito enganado. Pelo contrário, a cada dia, Eloísa e o marido, Amilton se esforçam mais e mais para dar o melhor para os filhos. Mesmo sem um emprego fixo, ele pega qualquer bico possível só para ter o que dar para cada um deles. Para você ter uma ideia, a renda da família é menos que 1.500 reais.
Segundo a mãe, o mais velho, Francisco nasceu de 28 semanas e teve várias complicações na UTI neonatal, ficando no hospital por cerca de 7 meses. Hoje, o garoto não anda e nem fala. Além disso, precisa usar oxigênio e se alimenta por uma sonda, conhecida como gastrostomia.


Assim como ele, João Miguel também não fala e não anda e só depois de um ano e meio é que conseguiu aprender a sentar, pois não tinha sustento de tronco. A principal suspeita? Hidrocefalia. Já o garoto Fabrício sofre de autismo e de uma deficiência mental leve.
Os três, juntos, ao lado dos pais, compõem a família. Para a mãe, é o melhor presente que Deus poderia ter lhe dado: ”Dizem que filhos especiais são para mães especiais e a esperança que me move,” conta ela ao Balanço Geral.
Mas por conta da grande necessidade dos garotos, eles são obrigados a ir pelo menos quatro dias por semana ao hospital atrás de fisioterapeutas, fonoaudiólogos e de psicólogos para uma terapia ocupacional.

Hoje, tudo o que o pai deseja é poder dar muito mais do que eles merecem. ”Vou comprar minha casa para dar pra eles. Se depender de mim, vai ter de tudo,” conta.
Assim como ele, Eloísa tem a grande vontade de poder ganhar seu próprio sustento sem ter que sair de casa. Ela sonha, inclusive, com uma máquina compacta print para produzir camisetas e vendê-las. Mas onde será que a mãe poderia encontrar algo assim? Bem, o pessoal do Balanço Geral deu um jeitinho nisso.


Dias depois da reportagem, lá estavam eles com a máquina em mãos, prontos para fazer uma surpresa. Sonho realizado, não?!
Fotos: Reprodução/Balanço Geral












