Marielle Franco foi eleita vereadora no Rio de Janeiro como a quinta candidata mais votada. Ela era conhecida principalmente nas comunidades do Estado, como no Complexo da Maré. Engajada em causas sociais, virou simbolo da luta contra o racismo, violência contra a mulher, preconceito. Acabou sendo calada com diversos tiros em uma emboscada há uma semana, ao lado de seu motorista, Anderson Gomes, deixando o país de luto.
A dor foi sentida até fora do Brasil. A morte da vereadora significou uma baixa nas esperanças de um lugar melhor. Por outro lado, foi o incentivo que muitas pessoas precisavam para protestar e lutar ainda mais pelos seus direitos. Na missa de sétimo dia de Marielle, sua família recebeu uma ligação ilustre: o Papa Francisco entrou em contato para prestar solidariedade.

Ele falou com a mãe da vereadora, a advogada Marinete Franco. De acordo com a irmã da política, Anielle Silva, a ligação, que aconteceu pouco antes da cerimônia, causou grande comoção.
“Ela ficou tão emocionada que não entendeu muito o que ele falou. Ela contou que o Papa disse o nome de Marielle, prestou solidariedade e disse que estava rezando pela família”, conta Anielle.
Não é a primeira vez que o Papa conversa com os fiéis pelo telefone. Outras pessoas na Argentina e Itália já receberam essa linda surpresa.
Carta ao Papa:

De acordo com Gustavo Vera, ao O Globo, diretor da ONG La Alamed e amigo do Papa, a filha da vereadora, Luyara, escreveu um email pedindo que o contato fosse feito. Depois, ele confirmou a ligação em suas redes sociais. Sabendo que algumas pessoas alegaram se tratar de um trote à mãe de Marielle, Gustavo é taxativo:
“É o que eles fazem aqui às vezes, mas é muito comum o Papa fazer chamadas surpresas. Basta ver na internet e você verá que, desde que ele é o Papa, ele chamou centenas de pessoas de muitas partes do mundo sem contar a ninguém do Vaticano”, explica.
Algumas pessoas relacionadas ao Papa ajudaram para que a mensagem chegasse até ele e com certeza teve um significado imenso para a família de Marielle. Uma forma a mais de encontrar forças em meio a tanta dor. Mas, como ela mesmo deixou em seu legado, ainda é preciso lutar muito e quem a calou estava muito enganado: Marielle ainda fala através de cada pessoa que compartilha dos seus ideais.
Foto: Reprodução/ Vincenzo Pinto/AFP – Márcia Foletto / Agência O Globo
Fonte: O Globo













