Você já ouviu falar na ‘síndrome da sereia’? A condição, chamada de sirenomelia, é um raro distúrbio congênito caracterizado pela anormalidade da cintura pélvica e membros inferiores, que ficam juntos, dando ao bebê a aparência de uma sereia. Ela costuma ser fatal logo nos primeiros dias de vida, por diversas complicações e é provocada pela falta de circulação sanguínea do cordão umbilical e também pela desnutrição da mãe.
Mãe dá à luz à bebê sereia sem saber:
A indiana Muskura Bibi, de 23 anos, ficou em pânico ao dar à luz no hospital Chittaranjan Deva Sadan, na última semana. De acordo com o Daily Mail, ela não tinha condições financeiras para realizar o pré-natal, por isso, não havia feito qualquer exame durante a gestação e levou um choque ao ver a síndrome da criança. Não é possível saber qual o sexo dela por causa da junção das pernas e a pélvis com malformação.

O médico pediatra Sudip Saha falou sobre a surpresa geral com o caso:
“Nunca vi um bebê assim antes. É o primeiro caso de sirenomelia no estado e o segundo, no país”, recorda. “Ele nasceu com a parte superior com a formação normal, porém do quadril para baixo apresentou deformação. Não estava desenvolvida completamente”
A criança acabou falecendo 4 horas depois de nascer. Casos assim ocorrem em 1 a cada 100.000 nascimentos e ocorre com mais incidência em gêmeos univitelinos.
Foto: Reprodução/ Flickr
Fonte: IG












