A amamentação é essencial para o bebê em seus primeiros meses de vida e traz benefícios tanto para a saúde da criança quanto para a da mãe. Mas, você já presenciou alguma mãe amamentando durante o trabalho de parto?
A imagem tirada pela fotógrafa Maegan Dougherty levantou o assunto. Ela foi incumbida da linda missão de registrar o nascimento do segundo filho de uma mãe. Enquanto ela estava em trabalho de parto, amamentou a primogênita, de 2 anos. Postada em 2016 pela profissional, Megan explicou, na época, que a menina parecia muito feliz em estar ali. Além disso, citou que o ato de amamentar tornou as contrações mais longas e intensas.


Há pouco tempo a foto voltou a tona e deixou muitos internautas emocionados com a cena. Outros, por sua vez, questionaram os perigos da prática naquele momento.
Explicação médica:
Mulheres que amamentam podem ter dificuldades para engravidar. Isso por conta da prolactina, que aumenta a produção de leite, mas dificulta a ovulação, de acordo com o Wagner Rodrigues Hernandez, mestre em obstetrícia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) ao Bebê.com. De acordo com ele, a amamentação durante a gestação avançada pode aumentar as chances de um parto prematuro:

“O ideal é que a mulher não engravide amamentando – pelo menos quando falamos do aleitamento exclusivo. Agora, amamentando duas, três vezes por dia, vemos que isso não deve influenciar”, explica. Sobre a situação da foto: amamentar durante o trabalho de parto, ele conta que pode não ser tão efetivo assim:


“A sucção do mamilo faz com que a mulher tenha contrações. Então, nesse aspecto, seria até positivo que ela conseguisse ter mais contrações durante o trabalho de parto, mas não é algo que vemos diariamente.” Qualquer questão como essa deve ser discutida com antecedência com o obstetra de confiança!
Foto: Reprodução/ Internet/ Maegan Dougherty Photography/ Instagram
Fonte: Bebê.com












