Macaco vivia há 5 anos acorrentado em posto de gasolina, até que alguém aparecesse para brigar por ele
Algumas coisas realmente quebram nosso coração e, muitas vezes, nos sentimentos pequenos por não poder ajudar todos que queremos. Felizmente, um veterinário teve a oportunidade de mudar a vida de um macaco em Banguecoque, na Tailândia.
Assim que parou em posto de gasolina da cidade, ele viveu o animal sozinho preso em um poste de metal com uma corrente pesada presa em seu pescoço. O macaquinho chamava-se Tang Mo e vivia daquela forma há cinco anos.
“Tang Mo estava sendo confinado em um posto de gasolina no centro de Banguecoque. Este pobre primata não tinha para onde se esconder das pessoas, poluição ou temperaturas extremas”, escreveu a Fundação Wildlife Friends Tailândia (WFFT).


“Comprado como um animal de estimação quando ele era um bebê pequeno há cinco anos, é provável que tenha sido pego diretamente da natureza, testemunhando o assassinato de sua família ou pelo menos sua mãe”, continuou a Fundação.

O veterinário falou aos proprietários do pequeno macaco e os convenceu de que não aquilo não era vida para um animal. Então ele chamou a WFFT, que imediatamente mandou socorristas ao local. “Após a chegada, a primeira tarefa era remover a corrente que era muito apertada em volta do pescoço. Se não fosse removida, daqui uns meses, acabaria embutida no pescoço”, escreveu WFFT. “Depois de removermos a corrente, foi realizada uma verificação de saúde completa”.


Felizmente, foi constatado que Tang Mo estava relativamente saudável, considerando tudo o que ele passou, apesar do dano emocional que leva consigo. “O pequeno Tang Mo carrega as cicatrizes mentais de seus anos em confinamento solitário”, disse WFFT, “mas com o tempo ele irá superar tudo isso”.
Assim que passar por tratamento e estiver pronto, o macaquinho poderá encontrarar novos amigos que também se recuperam nos campos para macacos WFFT, onde os animais têm a chance de se unir e brincar.


É de certa forma um conforto saber que Tang Mo está saudável e jamais será acorrentado, embora o que ele tenha passado ainda aconteça com diversos outros primatas pelo mundo. É nesse momento que jamais devermos ficar quietos em relação ao maltrato de animais.
Fotos: WFFT

