A importância de um bom sono para o nosso bem-estar é obviamente indispensável. Tudo pode estar certo, mas se não dormimos bem, parece que nada sai como esperamos. Contudo, essa importância fica ainda mais evidente entre mulheres com mais de 40 anos, segundo um estudo recente publicado nos Estados Unidos.
As pesquisas deste estudo relacionaram problemas entre mulheres com idade entre 40 e 59 anos que deveriam estar dormindo 7 horas por dia. Uma em cada três das entrevistadas contou que dormem menos que 7 horas por noite e um quarto relata dificuldades em continuar dormindo depois que adormecem em quatro dias ou mais durante a semana.
A chefe de análise de dados e autora da pesquisa, Anjel Vahratian, sugere que a falta de sono expande as chances de problemas mais graves como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até depressão de desenvolverem. As análises do estudo também mostraram que aquelas que já atingiram a menopausa dormem menos e não se sentem descansadas ao acordar.
Em mulheres com mais de 40, aumentam-se os riscos de se devolver distúrbios de sono devido às alterações hormonais causados pela menopausa que podem ser agravados por outros fatores que também dificultam o sono como: ansiedade,estresse, dificuldades respiratórias, obesidade, uso excessivo de aparelhos eletrônicos antes de dormir, cafeína e ingestão de alimentos pesados.
Com base nos conselhos de especialistas, alguns métodos podem ser úteis para ajudar estas pessoas a dormirem melhor. Recomenda-se estar em um quarto fresco e bem ventilado; evitar fumar, consumir bebida alcoólica pouco antes de dormir, e café depois das 13h; não fique olhando no relógio, desligue os aparelhos que possam te distrair como a TV e celular. Se você não dormir em até 20 minutos, tente fazer algo relaxante até se sentir com sono.
Se você tem problemas para dormir, siga as dicas. Caso não funcione, recomendamos a procura de um especialista.












