Luciana Gimenez diz que empregados estão na ‘senzala’ e é chamada de racista por milhares de pessoas
Luciana Gimenez é uma apresentadora da Rede TV! e apresenta os programas Superpop e Luciana by Night. Conhecida por ser muito alegre e descontraída, uma das “brincadeiras” feitas por ela recentemente tem chamado a atenção de milhares de pessoas que à acusam de racismo.
Tudo começou quando a apresentadora entrou em sua cozinha e seus funcionários – que tem muita liberdade com a apresentadora – começaram a brincar falando que Mike Jagger, pai de um dos filhos de Luciana, estava no Brasil.
Então ela, que é branca, diz aos seus funcionários (quase todos negros e uniformizados): “Está rolando uma bagunça aqui na senzala, é?”.
O vídeo, postado no Instagram pela própria Luciana, foi divulgado pela página Coletivo Sistema Negro, que deixou algumas palavras não só à apresentadora, mas também à todas as pessoas brancas que brincam com a dor dos antepassados de todos os negros que aqui vivem.
Confira o vídeo:
“Luciana Gimenez – e qualquer outra pessoa não-negra, pública ou não pública: tenha mais responsabilidade social, histórica e cultural com o que fala, mesmo no momento de “descontração” Senzala não é brincadeira. Senzala é violência, é dor, é o território específico da desumanização que por 4 séculos nós negros sofremos nesse país.
Senzala é o lugar do abandono, da invisibilidade. Senzala é lugar do estupro das mulheres negras, da bestialização dos homens negros, do desmanche da família negra e da perpetuação do racismo nas instâncias mais subjetivas que ainda atingem o povo negro, como em sua afetividade.
Senzala não é brincadeira. Escravidão não foi brincadeira. Palavras têm história, e a história dessa é uma só: Racismo. Respeite essa história. Respeite e entenda as marcas que ela ainda mantêm na nossa sociedade”, finaliza o texto feito pelo Coletivo.
E você, o que acha de toda essa situação?

