Em Bordeaux, um powerlifter britânico com Síndrome de Down é uma inspiração para caminhar, pressionar e agachar para todos que o assistem competir, e ele acaba de conquistar a 5ª medalha de ouro de sua carreira.
Com apenas 127 libras (57 kg), Dan MacGauley conquistou o primeiro lugar no Campeonato Europeu de Supino, postando 154 libras. (70 kg) clássico e 198 lbs. (90 kg) equipado – ou seja, com um cinto de lastro e luvas – que foi um novo recorde pessoal.
O jogador de 33 anos, que foi informado de que “nunca conseguiria nada”, já era campeão mundial, quatro vezes campeão da Commonwealth e campeão britânico antes de sua estreia europeia no início deste mês em Bordeaux .
Dan, que tem autismo e é surdo do ouvido esquerdo, passou por duas cirurgias de coração aberto quando era criança. Ele superou tantos obstáculos quanto se poderia imaginar para levar para casa o ouro duplo para clássicos e equipados.
“Muitas pessoas nos disseram que vão para o trabalho e voltam para casa depois de um longo dia e é um esforço ir à academia”, disse sua mãe, Judith, que também é levantadora de peso. “Mas eles veem Dan lá, sorrindo e rindo apesar de todos os seus problemas, e isso lhes dá a motivação de que precisam.”

Dan estava temporariamente em uma cadeira de rodas e começou a praticar levantamento de peso há mais de dez anos, quando visitou a academia para perder peso. Ele ganhou sua primeira medalha de ouro em uma competição internacional durante o Powerlifting Commonwealth Championship em 2015 em Vancouver.
Recorde
O recorde pessoal de McGauley (equipado) é de 733 libras (332 kg) com 256 no levantamento terra, 286 no agachamento e 198 no banco.
“Quando ele está fazendo powerlifting, ele gosta de realizar a mesma rotina repetidamente – é natural para ele”, disse Judith. “Quando ele está embaixo da barra, aquela barra não o distingue de mais ninguém. Não há distinção porque ele tem problemas”.
“Ele é simplesmente uma pessoa brilhante. Ele ama o esporte e todos ao seu redor o apoiam.”












