A empresa francesa Lactalis foi associada à intoxicação de pelo menos 26 por salmonela após o consumo do leite em pó da instituição. Os casos ganharam forte repercussão na França e ligaram o sinal de alerta nos principais órgãos de saúde e de direitos do consumidor no país. Por consequência do surto, as fórmulas do produto foram retiradas das prateleiras de todos os estabelecimentos.
Salmonella representa um conjunto de bactérias que atinge diretamente sistemas imunológicos não desenvolvidos ou enfraquecidos. Bebês, idosos e pessoas portadoras de alguma doença costumam ser as principais vítimas. E nos piores casos a intoxicação causada pode levar à morte.

De acordo com as autoridades, todos os 26 casos não chegaram ao final trágico. Por sorte, todas as crianças afetadas sobreviveram. No entanto, o governo tomou a decisão de aplicar o recolhimento do produto não somente por questão de segurança, mas também para impedir um escândalo de proporção internacional.
A Lactalis recebeu a ordem de retirar das prateleiras todos os produtos fabricados em uma planta específica da empresa no Noroeste do país europeu. A fórmula do local é também distribuída em outros países, como Grécia, Paquistão, China e Peru. As autoridades recomendam alerta especial com as marcas Milumel, Celia e Picot.

Um porta-voz da empresa afirmou, após procedência da contaminação, que mais de 7.700 toneladas do leite em pó foram atingidas. A Lactalis emitiu uma nota oficial com um pedido de desculpas às famílias. E também se comprometeu a estar à disposição das crianças doentes.
Fonte: Liftable