Você já ouviu falar em uma doença chamada Legionelose? Também conhecida como doença do legionário, a condição remente a uma perigosa infecção respiratória que tem como culpada uma bactéria chamada Legionella pneumophila. O micro-organismo se desenvolve em lugares quentes e úmidos. Filtros não tratados do ar-condicionado, córregos e chafarizes costumam ser alguns de seus locais favoritos.
A infecção pode ocorrer, na maioria dos casos, quando respiramos pequenas gotas de água contaminadas. Pode ocorrer também de ficarmos doentes se a ingerirmos (o que ocorre em menor escala).

Sintomas
Os sintomas da Legionelose não fogem muito do padrão dos que a gripe oferece. E eles costumam surgir após o décimo dia de contágio.
- Dor no peito
- Dor de cabeça
- Calafrios
- Tosse seca (e em alguns casos, com sangue)
- Vômitos
- Diarreia
- Dores abdominais
- Febre alta
- Falta de ar
- Dificuldade para respirar
Em caso das primeiras manifestações dos sintomas, a recomendação é que um médico seja procurado. Um pneumologista será capaz de identificar o problema e passar o tratamento adequado a cada paciente.

Prevenção da Legionelose
Melhor do que precisar passar por tratamento médico, é se prevenir, não é mesmo? Para isso, algumas dicas são fundamentais:
- Evite tomar banhos ou duchas com a temperatura d’água muito quente. Especialmente em locais públicos;
- Antes de usar uma sauna ou uma jacuzzi, se informe a respeito de sua limpeza. Se os intervalos de limpeza são grandes, é melhor não arriscar;
- Pelo menos de 6 em 6 meses, use água e cloro para limpar os filtros e as bandejas do ar-condicionado;
- Tenha o hábito de limpar regularmente o seu chuveiro com cloro.












