Parar de lavar o arroz?
De acordo com uma nota oficial divulgada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste, lavar o arroz é um hábito que você não deve ter mais. Rico em ferro, potássio, fósforo, vitaminas B1, B2, B3 e B6 e magnésio, o arroz perde boa parte desses nutrientes quando é lavado antes do cozimento.
“O arroz é um produto não perecível, não sendo um bom veículo de bactérias. Além disso, ao ser levado ao fogo em altas temperaturas, se tiver algum micro-organismo prejudicial à saúde, ele será eliminado durante o cozimento”, explica o órgão na nota.
Ao jornal Gazeta do Povo, a nutricionista Jennifer Partika explica que mesmo que o consumidor compre o arroz mais saudável, os erros na forma do preparo fazem com que a escolha pouco valha a pena. De acordo com a especialista, o erros mais comuns se dão na hora que o sal e o óleo são aplicados.
“Quanto mais óleo, mais gordura no alimento e isso torna mais difícil para o organismo absorver os nutrientes. O arroz não perde os nutrientes que já tem, mas fica realmente menos saudável”, explica Jennifer, que reforça que o sal em excesso aumenta a quantidade de sódio no organismo e pode fazer com que problemas cardiovasculares se desenvolvam. “A quantidade de sal ideal depende de cada pessoa e da dieta geral do paciente. Não é possível falar em quantidade de gramas, porque depende do quando ele consome durante o dia. Por isso a importância de buscar um profissional para avaliar a alimentação”, diz.
Foto: Visual Hunt
Fonte: Gazeta do Povo












