A Boa do Dia

“Lanças contra mendigos” revoltam artistas. Então eles tiveram uma ideia brilhante para deixá-las… confortáveis!

By editorialbow1

August 02, 2015

Essas “coisinhas” pontiagudas no chão são conhecidas como “lanças de proteção contra mendigos”.

Como você deve ter imaginado, elas servem para barrar mendigos de sentarem ou deitarem no concreto próximo ao estabelecimento.

Essas lanças revelam como as cidades estão injustamente tratando os sem-tetos, vendando os olhos para a realidade e mantendo todos os cidadãos numa bolha de fantasia.

Cidades como Montreal e Tóquio têm adotado essas lanças que mantêm os mendigos bem longe.

Agora repare esse cidadão:

Essa imagem foi registrada durante um protesto em 2006, na França. Nela, um homem serra um banco que possuía braços que impediam as pessoas de se deitarem. Sejamos sinceros: pessoas = mendigos!

Para nós, está bem clara a mensagem embutida nesses novos conceitos de designs urbanos: “Caem fora. Nós não queremos olhar para vocês!”

Mas o que chamou atenção nos últimos dias foram as lanças de proteção de uma antiga casa noturna de Londres.

Leah Borromeo, uma artista que faz parte do coletivo “Space, Not Spikes”– um grupo cansado dessa arquitetura hostil- é firme em suas afirmações:

“As lanças não fazem nada além de abafar a pobreza e a desigualdade social – assim você não precisa confrontar a realidade.”

Diante disso, o que o coletivo resolveu fazer? Você não adivinharia! Ele recuperou essa “área” cheia de lanças, cobrindo-a com roupa de cama, travesseiros e uma estante abastecida com material de leitura. Essa simples ação, embora impactante, tem ganhado o apoio de inúmeras pessoas pelo mundo, inclusive de artistas como a cantora Ellie Goulding.

“Sinta-se à vontade para ler esses livros e deixe-os para que outras pessoas os leiam depois de você. Obrigado.”

Veja o vídeo que mostra toda a ação: