Mãe do pequeno Enrico, de apenas 4 meses e meio, a atriz Karina Bacchi foi duramente criticada em suas redes sociais após postar uma foto na qual alimenta o bebê com um pedaço de melancia.
As manifestações levantaram o questionamento a respeito de quando é o momento certo de dar alimentos sólidos para as crianças.
https://www.instagram.com/p/BdNAeGxDKGA/?taken-by=karinabacchi
De acordo com orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), até o sexto mês de vida os bebês devem ter como prioridade em sua alimentação o leite materno. E só a partir dessa idade os ‘alimentos sólidos complementares’ podem fazer parte da dieta dos pequenos.
Em entrevista ao ‘Catraquinha’, o pediatra Carlos Eduardo Correa explica que dois fatores devem ser levados em consideração no que diz respeito à inclusão de alimentos sólidos na alimentação dos bebês: os sinais de autonomia e o interesse da criança.
“Inicialmente, ela estabelecerá uma relação sensorial com as cores, os cheiros e os sabores dos alimentos. É importante valorizar este momento. Se o bebê der sinais de que não está pronto, seria bom respeitar seu momento, ouvindo sua negação”, explica Correa.
E caso a família opte por não seguir à risca a orientação passada pela OMS – escolha que não é a ideal -, é importante se atentar a nunca dar ao bebê determinados tipos de alimentos, como os industrializados, os processados e aqueles que contenham potencial alergênico.
Fonte: Catraquinha












