A leucemia é uma doença que afeta os glóbulos brancos, fazendo com que haja um acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. Os seus sintomas estão ligados a condição de saúde que a pessoa apresenta, mas podem variar entre anemias, infecções e até mesmo hemorragias. E foi essa a doença que inspirou um jovem espanhol, chamado Pablo Ráez, a lutar por sua vida e a de milhares de pessoas que passam pela mesma situação.
Pablo foi diagnosticado com leucemia aos seus 18 anos de idade e esse diagnóstico mudou o resto de sua vida. O jovem atleta precisou passar por diversas quimioterapias e até mesmo por um transplante de medula óssea, para que novas células assumissem a produção de células sanguíneas saudáveis.
Após o transplante, Pablo teve uma melhora surpreendente e ficou cheio de esperança, sonhando até mesmo em um belo futuro com sua namorada Andrea. Mas, 10 meses depois, a leucemia voltou e ele teve que começar todo o processo doloroso novamente.

Da última vez, seu doador havia sido seu pai, mas o tratamento não teve sucesso. Então, dessa vez, a situação era ainda pior, pois Pablo não tinha ninguém para fazer a doação. O tempo estava passando e sua saúde estava cada vez pior.
Foi então que ele começou a postar algumas reflexões sobre sua doença em suas redes sociais e se uniu a uma campanha que visava obter um milhão de doadores de medula óssea na Espanha. Com este desafio, ele queria aumentar não apenas o número de dadores, mas também a conscientização sobre a importância dessa doação.
Com um milhão de seguidores no Instagram, Pablo foi muito importante para essa campanha e ajudou a aumentar os números consideravelmente. Ele realmente inspirava seus seguidores a lutarem por algo maior.

“Eles me perguntam onde encontro a minha força, a vontade de viver… apesar das dificuldades. Eu não temo a morte e eu sou livre, daí a minha força. Quando você parar de ter medo você vai estar livre”, disse o jovem em uma de suas publicações.
Então, alguns meses depois, Pablo finalmente conseguiu um doador e o transplante foi realizado. Mas, infelizmente, ele não funcionou, o jovem foi perdendo sua força e, pouco tempo depois, aos 20 anos de idade, ele faleceu.
Pablo partiu e deixou uma enorme saudade no coração de todas as pessoas que acompanhavam sua luta. E em uma de suas publicações no Instagram você pode acompanhar um de seus últimos pensamentos: “Dê mais sorrisos, dê mais abraços, dê mais paz, dê a melhor versão de si mesmo. Dê graças à vida por lhe dar o luxo de ser capaz de acordar todas as manhãs, seja muito grato”.

Pablo é um verdadeiro exemplo de superação e mesmo não tendo conseguido ganhar a luta contra a leucemia, ele ganhou o coração de milhares de pessoas e ajudou a conscientizá-las sobre esse tratamento tão importante.












