Vegetais são saudáveis. Ponto. Não há quem discorde de tal informação, correto? Ricos em vitaminas, minerais e outros componentes essenciais para o bom funcionamento do corpo, legumes e verduras devem ser parte diária da nossa dieta. Porém (sempre há um porém), seus benefícios só serão aproveitados se eles forem consumidos da maneira certa. O que nem sempre acontece.
Durante o processo de cozimento, é inevitável que parte dos nutrientes seja perdida. E é por essa razão que é fundamentalmente importante que saibamos como minimizar essa perda. Vamos a algumas técnicas:
- Cozinhe os vegetais com pouca água. Ou seja, use o essencial, o mínimo necessário;
- Reaproveite a água do cozimento em outras receitas, como molhos ou sopas. Dessa maneira você não deixará de aproveitar uma considerável quantidade de nutrientes;
- Antes de colocar os legumes na água, dê uma fervida nela. A dica se complementa à primeira citada, pois quanto menos tempo os vegetais ficarem na água, menos nutrientes serão perdidos;
- Deixe a panela tampada durante o cozimento. O processo evitará que parte das vitaminas saia junto com o vapor;
- A melhor panela para o cozimento é uma tipo cuscuzeira, pois cozinhar no vapor ajuda a diminuir as perdas. na falta dessa panela, faça uso do banho-maria.

Caso você prefira, uma outra alternativa a ser usada é a chamada “cozedura passiva”. O método pode até ser um pouco mais demorado, mas ao mesmo tempo praticamente elimina a chance dos alimentos se queimarem ou pegarem no fundo da panela.
Ele funciona da seguinte forma:
- Coloque a água para ferver;
- Desligue o fogo;
- Coloque os vegetais que serão cozidos dentro da panela;
- Tampe a panela;
- Espero pelo tempo necessário para que o cozimento seja concluído.
Fonte: Cura pela Natureza












