A técnica inteligente, ao contrário do que achamos, é comum nessa espécie extremamente inteligente
Jacarés são animais de forte personalidade que, com seu forte extinto de sobrevivência, já existem há mais de 150 milhões de anos. Bastante, não é? E exatamente esse instinto que os está fazendo sobreviver a outra provação: o inverno extremamente rigoroso dos Estados Unidos.
Esse frio, que já matou centenas de animais, revelou uma das técnicas de sobrevivência mais fascinantes desse réptil. O Parque Swamp de Shallotte River, Carolina do Norte (EUA), é o lar de 12 jacarés resgatados do cativeiro. À medida que o recente clima extremo se movia para a área, a água que eles habitavam congelou.
Então, ao invés de ficarem presos no gelo, ou arriscar se congelar no ar ainda mais frio fora da água, os jacarés colocaram apenas as pontas de seus narizes através da superfície enquanto o rio gelava.

Isso os permitiu respirar, enquanto estavam submersos. O gerente geral do parque, George Howard, descreveu esses animais como “máquinas de sobrevivência”.
Embora esse comportamento seja novidade para alguns, ele já havia sido descrito anteriormente. De acordo com uma publicação on-linedo Museu de História Natural da Flórida, “os jacarés adultos podem sobreviver às condições de congelamento se estiverem na água. Eles submergem seu corpo, mas mantêm suas narinas as projetando acima da superfície da água, de modo que, quando a superfície congelar, eles ainda podem respirar (chamado de” resposta de gelo “) … Ainda outro exemplo de sua habilidade incrível de sobreviver “.

Usar esta técnica não é a única maneira que essas criaturas lidam com o frio. Semelhante à hibernação em mamíferos, quando as temperaturas caem, os jacarés entram em um estado de brumação. Trata-se de um comportamento que faz o metabolismo diminuir em animais, como uma forma de preservar sua energia.

Mas, felizmente, os jacarés não ficaram debaixo do gelo por muito tempo. Nesta terça-feira (09), o parque informou que o rio já descongelou e os répteis ficaram livres.
Fonte: The Dodo












