Você já ouviu falar em pericoronarite? O nome é bem complicado, é verdade, mas o problema não é tão incomum assim. E quem já sofreu com as dores causadas pelos dentes do siso sabe muito bem disso.
A reação, que recentemente fez com que a cantora Pabllo Vittar cancelasse vários shows de sua agenda, “é uma inflamação da gengiva que ocorre ao redor de um dente e acontece geralmente quando ele ainda não saiu completamente”, explica ao portal UOL o cirurgião-dentista diretor da clínica Ateliê Oral e membro da ABOE (Associação Brasileira de Odontologia Estética), Marcelo Kyrillos.
O especialista comenta também que a inflamação pode ser causada por uma trauma da gengiva que recobre o dente ou pela própria mastigação. E uma má higiene bucal surge como fator determinante.
“A pericoronarite causa muita dor no dente e na gengiva, dificulta a mastigação, a deglutição e limita inclusive a abertura da boca”, conta Kyrillos. O médico afirma que dependendo da gravidade da infecção, pode ocorrer a presença de pus na área afetada, além de febre e mal-estar.
-
Imagem: Reprodução
Tratamento
Quando a reação não atua de maneira severa, o controle pode ser realizado por meio de anti-inflamatórios. Já nos casos em que a infecção se manifesta na gengiva, é extremamente importante procurar um médico para que ele receita um antibiótico. Contudo, na maioria dos casos, o mais comum é que seja feita a extração do dente: “Isso ocorre na maioria dos casos. Na maioria das pessoas o siso nasce na mandíbula, numa região chamada Ramo, onde o osso começa a subir na articulação, dificultando a limpeza. Se ele nasce fora do alinhamento da mordida, pode também prejudicá-la”, diz o cirurgião-dentista, que afirma que a extração é o procedimento adotado para mais de 90% de seus pacientes.
Vale ressaltar que no caso de Pabllo, a extração foi o procedimento escolhido.
Assim que os dentes são extraídos, a recomendação é para que o paciente repouse pelas 72 horas seguintes ao procedimento. Dessa maneira, evitará sangramentos ou inchaços e não fará com que o ritmo cardíaco acelere. Além disso, bebidas quentes devem ser evitadas, assim como é bom fazer uma compressa de gelo na região do rosto afetada por mais ou menos 15 minutos algumas vezes ao dia.


Imagem: Reprodução









