Super Humanos

Inspirado pelos doadores de sua filha, pai entra para a fila de doadores de rins.

By Drica Adamo

January 25, 2023

Um pai galês, decidiu doar seu rim para um paciente desconhecido depois que sua filha recebeu um rim doado em um procedimento potencialmente salvador.

Quando a filha de Arfon Jones, Seren, ficou gravemente doente e teve que remover os dois rins, ele fez o que qualquer pai faria e se inscreveu para ser um doador.

No entanto, os cirurgiões determinaram que seu rim não corresponderia e, por meses, Seren sentou-se em uma máquina de diálise 10 horas por noite.

Em abril de 2022, Arfon recebeu uma ligação informando que um doador adequado havia sido encontrado.

“Sem o rim eu possivelmente não estaria viva hoje”, disse Seren, de 19 anos.

Foi enquanto Seren aguardava um transplante que Arfon aprendeu mais sobre como ser um doador vivo de órgãos e que uma pessoa normal pode levar uma vida saudável com apenas um rim.

“Depois que Seren conseguiu seu novo rim, ela foi informada de que eu poderia sair da lista de doadores vivos e foi aí que tive uma experiência muito estranha”, disse Arfon à BBC.

“Foi como se eu ouvisse uma voz me dizendo ‘há mais alguém que precisa do seu rim’ e eu simplesmente senti que tinha que ficar na lista.”

Arfon tornou-se um doador de rim aos 70 anos, pouco antes do Natal, comentando que havia dado um belo presente a alguém. Ele não sabe a identidade deles, pois não era um amigo ou membro da família, mas sabe que eles estão bem.

Um terço de todas as doações de rins no Reino Unido vem de doadores vivos, que, desde que sigam hábitos saudáveis ​​básicos de alimentação saudável, exercícios regulares e sono adequado, podem levar uma vida longa e saudável.

Fonte