Grand June, é uma avó que passou 42 anos de sua vida como professora na zona rural de Hazen, Ark. Entre todas as suas atividades estava a de cozinhar comidas requintadas e deliciosas para todos.
No entanto, foi em um jantar que o neto, Dewan, observou os tremores nas mãos da avó. E em como tornavam difícil para ela segurar uma colher e compartilhar refeições com sua família. O Parkinson estava roubando a agilidade de sua avó.
A invenção
O garoto não parou de pensar em como ajudar sua avó com a situação. E inspirado por um princípio que Dewan descobriu em sets de filmagem, ele desenvolveu a SteadiSpoon ( colher de firmeza).
Sem motores ou baterias a colher auto estabilizadora que ajuda pacientes com tremores nas mãos a se alimentarem com dignidade.
Investimento
O produto recebeu dezenas de milhares de dólares em capital inicial e recentemente ganhou uma doação de US$ 20.000 da VentureWell, uma organização que apoia invenções de estudantes.
Depois de testar SteadiSpoon com pacientes de Parkinson no início deste ano, Dewan e sua equipe querem melhorar o design e criar um lote para venda no início do próximo ano.
Amor de neto
No coração do espírito empreendedor de Dewan está o amor por sua avó, que faleceu em 2020.
“Acho que especialmente os últimos anos de vida dos pacientes de Parkinson podem ser muito melhores se eles puderem fazer essas refeições em família”, disse ele. “Para não ser roubado desse senso de agência e autonomia que vem do que você fez a vida inteira: alimentar-se.”












