Não é de hoje que os pais estão cada vez mais atentos em relação a dar suco de caixinha para os filhos. Além de passar longe de trazer benefícios ao organismo como o suco natural faz, a bebida industrializada levanta sérias preocupações a respeito da saúde dos pequenos. Problemas como obesidade, diabetes, mudanças de humor e comportamento, ansiedade e falta de concentração estão ligados ao suco que parece tão inofensivo. E o vilão, em grande parte, é o açúcar
Apesar de soar clichê a famosa (e verídica) constatação de que “tudo em excesso faz mal”, a ressalva precisa ser feita em relação ao açúcar. Além dos problemas de saúde, o antinutriente pode fazer com que as crianças, cada vez mais, desenvolvam comportamentos de birra ou manha. Assim, além do suco de caixinha, doces e bebidas como refrigerante devem ser servidos com muita moderação.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), crianças menores de 2 anos não devem consumir açúcar. E dos 2 aos 18 anos, a quantidade ingerida não deve ser superior a 25 g diárias, o que equivale a torno de 6 colheres de chá.

Ainda assim, é importante que um detalhe seja considerado: as crianças não devem ficar sem consumir açúcar. A questão é de onde ele vem. Frutas, legumes e verduras contém um açúcar natural e que atua em prol da boa nutrição e no fornecimento de energia. O que os pais devem evitar o máximo possível são os produtos industrializados.
Fique atento com a saúde das crianças!
Fotos: Reprodução












