A bebida alcoólica é um elemento que sempre esteve lado a lado do homem desde da Antiguidade até o tempo presente. Festas, comemorações, eventos luxuosos e até em momentos simples de descontração, lá está ela, seja em forma de “breja”,vinho ou champagne, as pessoas consomem em diferentes quantidades e também em diferentes idades.
Entretanto, o que muitos esquecem é que o álcool, quando consumido de forma exagerada, pode ser capaz de provocar inúmeros danos ao organismo e também responsável por causar um terço das mortes por câncer de fígado em todo o mundo.
Apena analisando dados de 2015, foi possível identificar que as bebidas alcoólicas foram responsáveis por 250 mil mortes ligadas a problemas no fígado. O estudo realizado em 195 países foi publicado na revista científica Jama Oncology.
![]()
O estudo também apontou que os homens são os mais afetados pela doença e que a Europa é a região que apresenta os números mais elevados de incidência de mortes causada pelo consumo de álcool. No ano utilizado para o estudo, 205 mil mortos eram do sexo masculino, o equivalente a 82%. No Brasil, a maioria das vítimas de câncer de fígado por uso de álcool também são homens ,cerca de 68%.
A cada geração, o álcool está sendo consumido cada vez mais cedo e não é um choque ao vermos que a taxa de câncer de fígado cresceu 70% nos últimos 25 anos. “Entre 1990 e 2015, os casos de câncer de fígado e óbitos aumentaram para todos os grupos de causas globalmente. O maior aumento está relacionado ao hepatite C, seguido pelo álcool”, diz o estudo.
Imagem / Reprodução Internet











