Ciência e saúde

Alerta sobre a AIDS: No mundo, a cada 17 segundos uma pessoa é infectada pelo vírus HIV

Publicado

em

Hoje é uma data muito importante. Todo dia 1º de dezembro representa o Dia Internacional da Luta contra a Aids. No entanto, muito ainda precisa ser feito em relação à conscientização e prevenção do problema. Órgãos oficiais estipulam que a cada 17 segundos uma pessoa foi infectada com o vírus HIV no mundo em 2016. Mais de 5 mil indivíduos por dia. O número é alarmante e representa uma epidemia que já matou mais de 35 milhões de pessoas no planeta.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil a estatística mostra que a cada 15 minutos, uma pessoa é contaminada. E a infecção atinge, principalmente, os mais jovens e os idosos. Nos últimos dez anos, o país foi afligido por uma média de 20,7 casos por 100 mil habitantes.

Outro dado de sério risco foi trazido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. De acordo com o órgão, a taxa de contaminação cresceu consideravelmente entre a população mais jovem. Entre 2006 e 2015, houve um aumento de 187,5% na faixa etária de 15 a 19. Jovens de 20 a 24 anos representaram um aumento de taxa de 108%. Em relação aos idosos, de 2014 para 2015 houve um crescimento de 21% nos casos.

Imagem: Reprodução

Quadro de melhora nos diagnósticos

Diante de tantos números de caráter negativo, estatísticas favoráveis também se apresentam. No ano passado 72% das pessoas diagnosticas com o vírus HIV estavam submetidas a tratamentos. Um número que supera 2012, quando a porcentagem era de 62%.

E das 830 mil pessoas às quais estima-se estarem infectadas no país, 694 mil (84%) tem ciência que são portadoras do vírus. O dado é 18% maior ao de 2012. E vale ressaltar que 91% dos pacientes em tratamento apresentam a carga mínima do HIV.

Um dos principais desafios do setor da saúde é não somente conscientizar a população a respeito do problema, como também garantir que os portadores do vírus se mantenham em tratamento.

Anúncios

Fonte: UOL

Destaques

Sair da versão mobile