Inspiração

Idosos emocionam ao ganhar direito de permanecerem juntos em hospital após 82 anos de casados

Uma história de amor que ultrapassa as telas de filmes e novelas. Isso porque é uma história real, vivida por duas pessoas que têm nomes e personalidades reais. E quer saber? É uma linda história que completa 82 anos.

Francisco de Alencar, 102 anos, possui exatamente o mesmo sentimento sem tamanho por Sebastiana Matos, de 101, há 82 anos. Após um amor “proibido”, quando o pai de Sebastiana não a deixou viver seu romance com o simples trabalhador Francisco, em 1936, o casal fugiu para viverem juntos o maior dos sentimentos. O mais inesperado foi que pararam no meio do caminho e se casaram na primeira igreja que encontraram.

Depois de 12 filhos, hoje o casal possui cerca de 70 netos, 45 bisnetos e oito tataranetos. Mas além disso, há o grande amor, que agora passa por momentos complicados. Isso porque o casal está internado há dois dias, no mesmo quarto do Hospital Regional de Samambaia, no Distrito Federal.

Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde

Ela foi internada devido um agravamento no quadro de diabetes, com a glicemia alta e sintomas que indicavam aumento da pressão arterial. Já Francisco foi diagnosticado com insuficiência renal. Entretanto, de acordo com a neta do casal, Jane Alves, eles não paravam de perguntar um pelo outro – algo que chamou a atenção dos profissionais da saúde do hospital público.

“Meu avô queria saber se a ‘Bastiana’ dele estava bem, se ainda estava ali”, contou Jane ao G1. Desta forma, a direção do hospital quebrou o protocolo e decidiu colocar os dois no mesmo quarto. Desde quinta-feira (19), os dois aposentados passam quase o dia todo de mãos dadas, com as camas lado a lado.
Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde
No momento, Sebastiana está ainda mais debilitada devido os sintomas da doença de Alzheimer. Algumas vezes, ela fica inconsciente e expressa poucas reações, o que deixa o marido ainda mais preocupado. Mesmo mal conseguindo se movimentar, ele sempre pergunta se ela já comeu. “Ele se preocupa mais com ela do que com ele mesmo. Na hora que a comida dele chega, meu avô quer saber se a dela chegou também, disse Jane ao G1.

“Perguntamos a ele se, quando casaram, se amavam muito. Meu avô respondeu que ainda ama, que é muito apaixonado por ela”, conta a neta. “É muito lindo de ver o amor dos dois”. Infelizmente, no momento o casal não possui previsão de ata médica, mas possuem o quadro estável.

Jane Alves se emociona ao contar sobre o amor de seus avós (Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde)

De acordo com o portal G1, durante o dia a família junta as camas onde Francisco e Sebastiana estão deitados. À noite, por causa dos aparelhos, elas precisam ser separadas. “Quando se afastam ela sente muito”, diz Jane. “Meu avô passa a noite toda procurando pela mão dela.”

A família também contou ao G1 que a morte de um antes do outro é uma preocupação. Isso porque, de acordo com Jane, os dois combinaram no hospital que um não iria morrer sem o outro. “Ele ora que quando Deus levar ele, que Deus leve a ‘Bastiana’ também.”

Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde

E que amor forte e puro! O casal sempre foi acostumado em realizar declarações diárias e, segundo a neta, eles sempre dizem o quanto são felizes. Francisco, inclusive, sempre faz questão de dizer que a esposa é “tudo para ele”.

“Sempre dizem que, se pudessem, viveriam tudo de novo”, conta Jane. E assim, com essa história tão longa e bem vivida, temos ainda mais esperança no amor. Ele existe, sim, em cada esquina e no coração de cada pessoa de uma forma diferente.
Cada um expressa de uma forma, e são com história como a desse casal de idosos, que nos faz lembrar que o mundo pode ser ainda muito mais bonito, desde que haja esse sentimento tão puro dentro das pessoas.
Fonte: G1