Em situações de risco de vida, qual é a primeira coisa que sempre pedem para a pessoa fazer? Isso mesmo, manter a calma. Ela nos ajuda a pensar e decidir as coisas com mais clareza. Logo, conseguir salvar sua própria vida e a de quem estiver envolvido.
Ruby Stein é uma senhora de 85 anos de idade que, após visitar sua neta e seus filhos no Colorado, decidiu voltar cedo para não ser surpreendida por uma tempestade de neve. A viagem em seu Nissan Sentra vermelho 2007 consistia em 245 milhas pela frente, então junto de seu gato, Nikki, pegaram a estrada.
A viagem deveria levá-la para a Interestadual 70, mas de alguma forma Ruby fez uma curva errada e acabou em uma estrada montanhosa cheia de neve enlameada. Para piorar a situação, a roda do lado do motorista ficou presa e a bateria do carro morreu.
Ela também não possuía sinal de celular para pedir ajuda. Então se deu conta do pior: Estava presa no meio do nada, sozinha com seu gato. “Eu estava me mantendo muito, muito calma”, disse Ruby ao Denver Post. “Eu sabia o que tinha que fazer ou estava acabado. Tenho muitos grandes netos. Eu não queria que terminasse.”
Então sozinha, entrou em modo de sobrevivência pelos próximos dias. Usou alguns dos casacos que sua neta lhe deu para fazer um cobertor unido a pinos de segurança. Outros foram usados para selar as fendas das portas e janelas do veículo.
Barrinhas de arroz e alguns doces eram seus únicos alimentos, e limitados. Além disso, Ruby bebia neve derretida para manter-se hidratada. Para seu gato não havia tanto problema, afinal, ela tinha uma grande quantidade de ração junto consigo. Pensou até em considerar um alimento para si própria.
Enquanto os dias se passavam, a família da idosa a procurava todos os dias pela Interestadual 70. O departamento do xerife em Akron publicou uma pesquisa por todo o estado até que, cinco dias depois do desaparecimento, duas pessoas encontraram o veículo de Ruby.
Dan Higbee e Katie Preston saíram para esquiar, mas decidiram caminhar até que estavam no local onde Ruby havia se perdido. Então finalmente a idosa e seu gato de estimação voltaram para casa. Foi um momento de lágrimas para todos.
O que manteve Ruby tão calma durante cinco dias e quatro noites foi seu instinto natural para sobreviver, graças à sua experiência com cavalos na fazenda. Foi a peça chave em sua sobrevivência.
Fotos: Reprodução