Você acha que é tarde para fazer algo de diferente em sua vida? Então espere para conhecer a dona Maria Ana, que aos 111 anos foi agraciada com uma nova razão para sorrir. Após 15 anos a simpática idosa de Caruaru, Pernambuco, voltou a enxergar com nitidez após passar por uma cirurgia de catarata. “Depois que ele foi operado eu vejo. Eu não via, não enxergava para fazer nada. Eu fazia tudo no escuro”, comentou.
A operação foi um verdadeiro presente para Maria Ana, considerada a base de sua família. “Ela é maravilhosa, não tenho nem palavras. Tudo na família é em torno dela”, disse um dos trinetos. A família da pernambucana é composta por duas filhas, cinco netos, 13 bisnetos e seis trinetos.
À TV Asa Branca, filial da Rede Globo, o oftalmologista João Caldas, responsável pela cirurgia, falou a respeito do procedimento realizado na dona Maria Ana, no qual foi feito o implante de um cristal no lugar do cristalino – a lente natural dos olhos -, região afetada pela catarata.

“Antigamente na cirurgia de catarata se fazia a extração da catarata e não implantava a lente. Há mais de 30 anos existe a lente intraocular, que praticamente substitui o cristal e corrige o grau. Se ela não tivesse implantado a lente estaria usando entre 13 e 14 graus. Foi uma cirurgia sem problemas, dona Ana me surpreendeu e sempre colaborou”, comentou o médico.”Antigamente na cirurgia de catarata se fazia a extração da catarata e não implantava a lente. Há mais de 30 anos existe a lente intraocular, que praticamente substitui o cristal e corrige o grau. Se ela não tivesse implantado a lente estaria usando entre 13 e 14 graus. Foi uma cirurgia sem problemas, dona Ana me surpreendeu e sempre colaborou”, comentou o médico.













