Homenagem à grande cantora da música brasileira.
Gal Costa, uma das maiores cantoras do Brasil, morreu aos 77 anos, em São Paulo, nesta quarta-feira (9).
A informação foi confirmada pela assessoria da cantora. Ela havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e como “Baby”, “Meu nome é Gal”, “Chuva de Prata”, “Meu bem, meu mal”, “Pérola Negra” e “Barato total”.
Foram 57 anos de carreira, iniciada em 1965, quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela ainda era Maria da Graça quando lançou “Eu vim da Bahia”, samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor.
Deixará saudade em muitos corações.
1 – MEU NOME É GAL
Ela nasceu Maria da Graça Costa Penna Burgos, mas ai de quem insistisse em dizer que seu nome não era Gal. O apelido surgiu ainda nos anos 1960, por iniciativa do produtor Guilherme Araújo.
No começo da carreira, Gal era apresentada como Maria da Graça nos cartazes dos shows. No entanto, nos bastidores, ela era chamada de Gracinha ou simplesmente Grau. Guilherme foi o primeiro a apontar que Maria da Graça era bonito, mas não coincidia com a proposta artística que eles buscavam na época.
Foi, então, que surgiu a ideia de adotar Grau como nome artístico. Mas na Bahia, todas as Marias da Graça eram apelidadas de Grau. Então, encurtou-se para Gal, para ficar único como a voz dela.
A princípio, Caetano foi contra o nome artístico. Além de achar o nome pouco feminino, “Gal” era a abreviatura de “General”. No entanto, a última palavra foi de Gal, que adorou a ideia e concordou que ele imprimia a imagem pop que eles propunham.
Em 2013, ela revelou, ao “Programa do Jô”, que havia adicionado a alcunha artística no nome de registro e passou a assinar oficialmente como Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa.
2 – GAL COSTA ADOTOU O ÚNICO FILHO
Gal se tornou mãe depois dos 60 anos. Ela adotou Gabriel aos 2 anos de idade depois de conhecê-lo em um abrigo do Rio de Janeiro; hoje, o rapaz tem 17. Em entrevista à jornalista Marília Gabriela, ela revelou que tentou engravidar durante muito tempo, mas tinha as trompas obstruídas. Discreta quanto à vida pessoal, a cantora fez raras aparições públicas com o filho e revelava pouco sobre a intimidade, mas não deixava de frisar como a maternidade mudou sua vida.
“Eu brigo, mando escovar os dentes, tomar banho… Tudo o que uma mãe faz. Sou uma mãe durona, mas ao mesmo tempo, mole. Quando ele me pede alguma coisa, não nego. Meu coração sempre pende mais para ceder. O amo de um jeito… É uma loucura! Quando ele chega em casa é uma felicidade que não dá para calcular. A presença dele é uma alegria”, contou Gal, em entrevista à revista Quem, em 2017.
3 – GAL COSTA POSOU NUA AOS 40 ANOS
Em 1985, Gal celebrou a chegada de mais uma década de vida em grande estilo. Prestes a completar 40 anos, ela posou completamente nua para uma revista masculina famosa da época, a Status, concorrente direta da Playboy. A estrela, que nunca teve pudores em explorar o corpo e a sensualidade em trabalhos artísticos – vide a clássica capa do álbum “Índia”, protagonizou um ensaio sensual, sem nu frontal explícito.
O texto do ensaio de nu de Gal ficou por conta de ninguém menos que Caetano Veloso. “Acho que na época dos Doces Bárbaros, na Bahia, nós tentamos fingir que íamos namorar no hotel onde ela estava hospedada. Foi legal porque eu a vi nua como agora ela aparece em algumas dessas fotos bonitas que a Marisa fez. Tomando banho. Gal é linda”, escreveu o amigo.
4 – GAL COSTA É MADRINHA DE PRETA GIL
Gal é madrinha de batismo de Preta Gil, a terceira filha do amigo Gilberto Gil. A afilhada nunca escondeu a admiração e a devoção pela madrinha – tamanho carinho está eternizado na faixa “Vá se Benzer”, dueto das artistas lançado no álbum de Preta, em 2017.
Na tarde desta quarta-feira (09), a equipe de Preta Gil definiu o momento como “muito triste, muito chocante pra família” e a pedido da artista, exibiu um vídeo em que ela aparece no colo de Gal durante seu aniversário de 2 anos. “Obrigada por tudo, minha madrinha, minha musa, minha mãezinha!”, disse a cantora.
5 – GAL COSTA E MARIA BETHÂNIA ESTAVAM BRIGADAS?
Gal nunca admitiu publicamente uma briga com Maria Bethânia – e não ficava nada contente quando apontavam as duas como rivais. Nos bastidores da música, no entanto, é sabido que as duas estavam afastadas há algumas décadas. Há quem acredite que elas namoraram no passado, mas este é mais um dos muitos mistérios que rondam a relação das duas.
Nas últimas décadas, elas tiveram um breve encontro no revival dos Doces Bárbaros, em 2002. Depois disso, foram anos sem notícias de que elas tenham se reencontrado ou conversado. Até que, em 2018, Bethânia participou do álbum de Gal, “A Pele do Futuro”. Juntas, elas gravaram a faixa “Minha Mãe”.
Apesar do afastamento, Gal destacou que elas sempre estiveram juntas em momentos difíceis. Na morte de Dona Canô, por exemplo, ela enviou mensagem para Bethânia para lamentar a notícia. Quase 20 anos antes, quando elas já estavam afastadas, Bethânia marcou presença no velório da mãe de Gal.
“Desde o começo se fala em rivalidade, mas acho isso bobagem. Há amigos que são sagrados. Com Caetano também não falo sempre, como no passado, quando alugávamos casas juntos e éramos como uma família”, disse Gal, em entrevista à revista Época.
6 – HISTÓRIA DE GAL COSTA ESTÁ ETERNIZADA EM FILME
A história de Gal Costa ganhou um filme protagonizado por Sophie Charlotte. “Meu Nome é Gal” foi gravado neste ano e deve chegar aos cinemas em 2023. O longa não é especificamente uma cinebiografia e, sim, destaca a trajetória da artista a partir dos 20 anos, quando ela viaja para o Rio de Janeiro em busca de realizar o sonho de se tornar cantora.
“É um grande privilégio interpretar Gal no cinema. Me sinto vivendo um verdadeiro sonho”, disse Sophie. O elenco conta com outros nomes de peso, como Dandara Ferreira, George Sauma, Luis Lobianco e Fábio Assunção.

