Ciência e saúde

Homem sofre AVC ao carregar mala pesada durante trilha e especialistas explicam caso raro

Publicado

em

Você sabe o que pode causar um AVC – Acidente Vascular Cerebral? O assunto entrou em pauta há algum tempo, quando um homem de 28 anos sofreu um AVC por carregar uma mochila pesada em uma trilha. Médicos da USP – Universidade de São Paulo trataram o caso, que chamou a atenção para algo pouco abordado.

Além disso, ele foi divulgado na revista Autopsy and Case Reports. O artigo publicado explica que o jovem foi internado após mostrar sintomas de AVC e o Hospital Universitário da USP (HU/USP) começou a investigar o que tinha acontecido. Ele já tinha passado por algo semelhante há um ano, na mesma situação: carregando uma mochila pesada em uma trilha.

Descoberta:

A análise do caso concluiu que a artéria carótida, uma das vias que leva o sangue ao cérebro, estava machucada. por sofrer traumatismo repetitivo pela extremidade posterior do osso hioide:

“Se a extremidade for grande e traumatizar repetidamente a carótida, ela sofre uma lesão que propicia a formação de coágulos que vão obstruir as artérias cerebrais e causar o AVC”, explica o médico Fernando Peixoto Ferraz de Campos, da Divisão de Clínica Médica do HU/USP e um dos responsáveis pelo estudo.

Anúncios

O movimento que o homem fazia para carregar a mochila, com sua extremidade do osso hioide maior à direita, causava maior contato entre esse osso e a carótida. Embora o caso seja raro, pode acontecer. Além disso, movimentos repetitivos e bruscos podem também causar um AVC.

O neurologista Marcelo Ciciarelli conversou com o Vix e explicou que não há como prevenir esse tipo de lesão específica. Mas, deu um alento: os casos são extremamente raros, até para quem tem uma anatomia diferenciada do osso hioide.

Sintomas:

Logo, ao notar os sintomas de um possível AVC é importante procurar ajuda imediatamente. Fique atento, pois envolvem dificuldade para caminhar, problemas de coordenação, formigamento, confusão mental, tontura, dentre outros. Fique atento!

Foto: Reprodução/ Artemida-psy/ Shutterstock

Fonte: Vix

Anúncios

Destaques

Sair da versão mobile