Homem negro é humilhado por gerentes ao tentar entrar em agência do Banco do Brasil em Cuiabá
Em uma agência do Banco do Brasil em Cuiabá, Mato Grosso, dois gerentes do local foram encaminhados à delegacia após uma denúncia de racismo.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), um homem negro não conseguia atravessar a porta giratória de segurança do banco, quando ouviu de um gerente, de dentro da agência, a seguinte frase: “Avisa a este mulato que ele só vai entrar quando tirar todos os metais do bolso”.
O comentário racista não passou batido por outros clientes. De imediato, um rapaz de camiseta azul, que atua como servidor público, foi tirar satisfação com o gerente e questionou a fala desrespeitosa. E o profissional bancário respondeu: “um negro como aquele nem que tivesse só uma moeda no bolso, não entraria”.
-
De vermelho, o rapaz ofendido pela gerência do Banco do Brasil, enquanto de azul está o servidor público que interviu em sua causa – Foto: Reprodução
A nova fala racista foi o estopim para o início de uma acalorada discussão, que motivou a presença de um gerente superior da agência para intervir. Contudo, nesse momento um dos bancários ameaçou cancelar a conta do servidor público alegando “não ter interesse em ter um cliente como ele”, segundo o BO.
Parte da discussão foi filmada por Patrícia Alves, sobrinha do cliente vitima da ofensa verbal. No vídeo, percebe-se a impossibilidade de ambas as partes chegarem a um consenso, enquanto a ‘conversa’ se incorpora cada vez mais agressiva, a ponto de um dos gerentes acusados usar de força física para arrancar o celular de Patrícia e interromper a gravação de imagens.

Logo após a Polícia Militar ser acionada, todos os envolvidos foram levados à delegacia, onde os gerentes foram autuados por injúria racial.
A Polícia Civil dará prosseguimento na investigação do caso.


De vermelho, o rapaz ofendido pela gerência do Banco do