Depois de anos engolindo objetos de metal como pinos, agulhas e colheres, por conta de um transtorno psiquiátrico, enfim a “conta” chegou para um francês de 52 anos.
Por consequência de tudo que ingeriu, o homem enfrentou cinco operações durante as quais todo tipo de objeto pequeno de metal foi encontrado em seu estômago. Definitivamente, havia de tudo.
Apesar de passar por tratamento psiquiátrico, o homem, que não foi identificado, não abandonou o hábito. E durante os procedimentos médicos, os médicos removeram um total superior a 100 peças de metal de seu organismo. Assustador, não é mesmo?
![]()
![]()
Dentro de seu corpo, os pedaços “se uniram” e formaram bezoares, que são massas sólidas de material acumulado que não podem ser quebradas no trato digestivo. A formação dos bezoares costuma ser mais comuns em pessoas com deficiência de desenvolvimento ou com distúrbios psiquiátricos, pois elas são mais propensas a ingerirem objetos não comestíveis.
As massas que se formam podem fazer com que o paciente perca o apetite e pode causar náusea, vômitos (com sangue, inclusive), perda de peso, úlceras gástricas, obstrução intestinal e sangramento intestinal. Enquanto os bezoares pequenos podem ser dissolvidos com o uso de medicamentos, os maiores exigem procedimento cirúrgico. E o perigo se torna ainda maior pelo fato deles poderem causar gastroparesia, uma condição que pode fazer com que o alimento engolido pare na garganta.











