A mensagem engarrafada é, oficialmente, a mais antiga do mundo
Tudo aconteceu na ilha Wedge, na Austrália, onde Tony Illman e sua família caminhavam tranquilamente pelas dunas.
Em um certo ponto do passeio eles se depararam com uma garrafa bonita que tinha um aspecto antigo. Ao chegarem mais perto, perceberam que continha um papel enrolado dentro dela, segurado por um laço.
“Levamos para casa e quando abrimos o papel tinha algo escrito à mão em alemão”, explicou Illman.
Imediatamente eles fizeram contato com o Museu da Austrália Ocidental, e o arqueólogo Ross Anderson disse que se tratava de uma garrafa de gim holandesa do século 19.

Como essa garrafa com uma mensagem foi parar no oeste da Austrália, a aproximadamente 180 quilômetros da cidade de Perth?
Segundo Ross e alguns de seus colegas alemães e holandeses, ela foi lançada ao mar em 12 de junho de 1886 do navio alemão ‘Paula’. Eles compararam o manuscrito com o registro do livro de navegação do Paula.
“Incrivelmente, havia uma anotação de 12 de junho de 1886 na qual o capitão registrava que uma garrafa tinha sido lançada pelo convés”, explicou Anderson.

“A data e as coordenadas correspondiam exatamente à informação na mensagem”, finalizou.
Diversas garrafas de gim holandesas foram lançadas ao mar entre 1864 e 1933, como parte de um experimento par entender as correntes oceânicas.
O capitão registrava a data e as coordenadas do navio de acordo com as mensagem contidas dentro delas. Tudo tinha que ser anotado.
Na parte inferior tinha uma recomendação de que o bilhete fosse devolvido ao observatório Naval Alemão ou ao consulado mais próximo.











